Esperança de medalha olímpica da natação brasileira em Pequim, Thiago Pereira está há três semanas fazendo uma preparação especial na altitude da cidade de Sierra Nevada, na Espanha. Feliz com os resultados do treinamento, ele se diz pronto para voltar às competições, a partir da semana que vem.
Assim como Thiago Pereira, outros nadadores brasileiros estiveram nesse período em Sierra Nevada, como parte do projeto especial de preparação elaborado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a Olimpíada de Pequim, que será em agosto. "Fizemos um trabalho muito duro na Espanha, mas que certamente me ajudará na parte respiratória", revelou Thiago Pereira.
Agora, ele viaja no domingo (8) para Barcelona, onde participará da primeira etapa do Circuito Mare Nostrum de Natação, na terça (10) e na quarta-feira (11). Depois disso, Thiago Pereira segue para Canet, na França, local da segunda etapa da competição, marcada para os dias 14 e 15 de junho.
As duas competições, segundo Thiago Pereira, serão "uma boa oportunidade para avaliações", de olho na Olimpíada. Apesar de ter índice olímpico para disputar seis provas individuais, ele decidiu nadar apenas duas delas nos Jogos de Pequim – 200 e 400 metros medley -, além de formar a equipe do Brasil no revezamento 4×200 metros livre.
Para o técnico de Thiago Pereira, Fernando Vanzella, o treinamento na Espanha foi realmente proveitoso. "Fizemos algumas correções de postura e os exames mostraram que o Thiago está num estágio muito bom", revelou o treinador. "Temos muito trabalho ainda pela frente e por isso temos de caminhar passo a passo, sem ansiedade."