O tenista brasileiro Thiago Monteiro está passando por uma semana de altos e baixos em Hamburgo. Depois de cair na última rodada do qualifying e entrar na chave principal como “lucky loser”, o cearense tem surpreendido a todos no ATP 500 disputado em quadras de saibro na Alemanha. Um dia depois de bater o francês Gilles Simon, ex-número 6 do mundo, na primeira rodada, o 146.º do mundo derrotou de virada o experiente espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1 – com parciais de 3/6, 6/2 e 7/5 – para avançar às quartas de final.

continua após a publicidade

Com a vitória sobre o cabeça de chave número 8 em Hamburgo – Fernando Verdasco é o 33.º do ranking -, Thiago Monteiro terá agora pela frente o vencedor da partida entre o convidado alemão Rudolf Molleker e o eslovaco Jozef Kovalik, que acontecerá ainda nesta quarta-feira, garantindo a volta ao Top 100 com um novo triunfo.

continua após a publicidade

Esta foi a sétima vitória na carreira profissional de Thiago Monteiro, que é o número 1 do Brasil, contra um tenista Top 50 da ATP. Com o resultado no saibro alemão, o cearense dará um salto de quase 30 colocações no ranking, se aproximando dos 120 primeiros.

continua após a publicidade

No duelo entre dois tenistas canhotos, Thiago Monteiro colocou menos primeiras bolas em quadra do que Fernando Verdasco (62% a 74%), mas deu o troco no aproveitamento com o primeiro serviço, vencendo 70% dos pontos, enquanto que o rival espanhol ficou logo atrás com 69%. A diferença veio mesmo com o segundo saque, em que o cearense foi bem superior (68% a 30%).