Thiago Braz, de apenas 19 anos, já tem estreia garantida no mundo dos adultos. Nesta sexta-feira, ele alcançou o índice do salto com vara para o Mundial de Moscou, em agosto, ao conquistar o vice-campeonato do Troféu Brasil de Atletismo com a marca de 5,60 metros – a altura é, também, a melhor de sua carreira.
O jovem saltador é o atual campeão mundial juvenil: o título foi conquistado em Barcelona, no ano passado, com a marca de 5,55 metros. Em 2011, na primeira edição da Olimpíada da Juventude, em Cingapura, foi medalha de prata. Uma evolução gradual, mas constante, do pupilo do técnico Elson Miranda, o mesmo da campeã mundial Fabiana Murer e do atual recordista sul-americano, Augusto Dutra.
“O Thiago é um caso à parte. Foi vice-campeão olímpico, campeão mundial, estava buscando o índice para o seu primeiro Mundial adulto e conseguiu. Isso mostra que o salto com vara masculino está crescendo”, disse Elson Miranda. “Ele fez 5,60 metros, mas ainda dá para melhorar, ele tem muito o que crescer. Espero que ele faça 5,70 metros ainda antes do Mundial.”
“Estava triste porque não tinha conseguido o índice ainda. Agora saiu, e o foco é diferente”, disse Thiago, que ainda não sabe muito bem o que vai encontrar em Moscou. “O Mundial Juvenil já foi uma experiência bem bacana, gostei muito. Fiquei um tempo fora (do País) me preparando e isso me ajudou a saltar bem. Vamos fazer de novo essa preparação e eu estou querendo ver como é o ritmo de um Mundial adulto. Mas só de participar vai ser muito legal, quero viver essa experiência.”
MARÍLIA EM MOSCOU – Thiago Braz é natural de Marília, assim como Augusto Dutra, atual recordista sul-americano da prova com 5,81 metros. Um está com 19 anos e o outro, com 22 anos. Os dois começaram juntos no salto com vara na cidade natal, no interior de São Paulo, e seguiram para a extinta equipe Rede Atletismo, em Bragança Paulista (SP). Em 2009, Thiago passou a treinar com Elson Miranda. Augusto se transferiu para a equipe BM&F Bovespa dois anos depois. Agora, os amigos e rivais dão outro passo importante na carreira em conjunto.
“A gente começou junto, o pai dele sempre me incentivou”, lembrou Thiago. “Estamos na batalha. O Augusto não estava bem no passado, mas agora encaixou os saltos. Vamos seguir saltando juntos, 5,80m, 5,90m, cada um batalhando com o seu.” Augusto venceu a prova desta sexta-feira, com 5,70 metros, mas vibrou mesmo quando viu que o amigo havia conquistado o índice para Moscou. “Estava torcendo muito por ele, não temos rivalidade.”
Thiago Braz é o 18º atleta brasileiro pré-classificado para o Mundial de Moscou. E o salto com vara é a prova que mais terá representantes do Brasil na Rússia. Além de Thiago e Augusto, estão garantidas Fabiana Murer e Karla Rosa da Silva. Fábio Gomes também obteve o índice, mas sofreu uma lesão no tendão calcâneo do pé direito, no GP de Belém, foi operado e não poderá disputar a competição.
Confira os atletas com índice para Mundial de Moscou:
Masculino
200 metros – Bruno Lins e Aldemir Gomes
400 metros – Anderson Henriques
800 metros – Kleberson Davide
400 metros com barreiras – Mahau Suguimati
Salto em distância – Mauro Vinícius da Silva, o Duda
Salto com vara – Augusto Dutra e Thiago Braz
Lançamento do disco – Ronald Julião
Decatlo – Carlos Chinin
Maratona – Solonei Rocha e Paulo Roberto de Almeida Paula
Feminino
100 metros – Franciela Krasucki e Ana Cláudia Lemos
200 metros – Ana Cláudia Lemos
Salto triplo – Keila Costa
Lançamento do dardo – Jucilene Lima
Salto com vara – Fabiana Murer e Karla Rosa da Silva