Medalha de ouro na prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o brasileiro Thiago Braz decepcionou neste sábado na etapa de Eugene, nos Estados Unidos, da Diamond League. Na disputa contra seus principais rivais – o francês Renaud Lavillenie e o norte-americano Sam Kendricks -, o atleta paulista não conseguiu executar um salto sequer e ficou na última colocação.

continua após a publicidade

Thiago Braz errou as suas duas primeiras tentativas para 5,56 metros. Com isso, pressionado pelo fato de seus concorrentes já terem avançado para alturas maiores, e subiu o sarrafo para 5,71 metros em sua terceira e derradeira tentativa. Também não conseguiu executar o salto e acabou fora da competição sem marca. Assim, seu melhor desempenho na temporada continua sendo os 5,60 metros alcançados neste mês em Xangai, na China, na etapa anterior da Diamond League.

continua após a publicidade

A vitória em Eugene ficou com Sam Kendricks, que obteve a marca de 5,86 metros, e superou Renaud Lavillenie, derrotado por Thiago Braz na final olímpica. Medalha de prata no Rio-2016, ele chegou a 5,81 metros e não conseguiu saltar 5,91 metros para assumir a primeira colocação. Também com 5,81 metros, o polonês Piotr Lisek ficou em terceiro lugar.

continua após a publicidade

Se Thiago Braz decepcionou, outro brasileiro comemorou a vitória nos Estados Unidos. Thiago André venceu a milha, que não faz parte da Diamond League. Ele fez o tempo de 3min51s99, superando o britânico Chris O’Hare, com 3min53s34, e o norueguês Henrik Ingebrigtsen, de apenas 16 anos, o mais jovem a baixar dos quatro minutos na prova, com 3min53s79.

Quem também se destacou foi o britânico Mo Farah, que fez o melhor tempo do ano nos 5.000 metros com 13min00s70. Já a norte-americana Ashley Spencer também assumiu a liderança na temporada nos 400 metros com barreiras, vencendo a prova em 53s38.

Nos 100 metros, com ventos a favor de 2,4m/s, o norte-americano Ronnie Baker venceu com o tempo de 9s86, desbancando outros cinco corredores que fizeram a prova em menos de 10 segundos, incluindo o compatriota Justin Gatlin, quinto colocado com 9s97.