O atual número 1 do Brasil teve dificuldades em sua estreia pelo Challenger de Pozoblanco, na Espanha, nesta segunda-feira, mas acabou conseguindo a vitória de virada. Na 98.ª posição do ranking mundial, Thiago Alves venceu o suíço George Bastl por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4. Depois de começar perdendo, o brasileiro teve que batalhar por 1h47 para avançar às oitavas de final.
Na próxima fase da competição, disputada em quadras duras, Alves terá pela frente o holandês Matwe Middelkoop. Também nesta segunda, o número 277 do mundo eliminou o checo Pavel Snobel, vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (9/7), 4/6 e 6/1. No confronto, o brasileiro pode se beneficiar do desgaste físico do adversário, já que a partida de estreia de Middelkoop durou 3h15.
Ainda nesta segunda-feira, outro brasileiro se deu bem na estreia, mas pelo Challenger de Oberstaufen, na Alemanha. No torneio disputado no saibro, João Souza venceu o francês Alexandre Sidorenko por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1. Na oitavas, o tenista espera o vencedor do confronto entre o sérvio Boris Pashanski e o espanhol Guillermo Alcaide.
Já outros dois brasileiros acabaram eliminados em suas estreias. No Torneio de Newport, disputado nos Estados Unidos, Marcos Daniel caiu com facilidade diante do norte-americano Taylor Dent. O atual número 2 do País perdeu por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1). Já pelo Challenger de San Benedetto, na Itália, Thomaz Bellucci fez uma partida equilibrada, mas foi derrotado pelo espanhol Pablo Santos por 2 a 0, com um duplo 7/6 (8/6).