A regularidade de Marc Coma, tetracampeão do Rally Dakar, foi finalmente premiada na edição de 2015 do principal rali do mundo. Líder desde a segunda etapa, na segunda-feira passada, o também espanhol Joan Barreda Bort teve problemas nesta segunda-feira e não só perdeu a liderança como deu adeus à briga pelo título. Coma, com isso, assumiu a ponta.

continua após a publicidade

Mais de duas horas depois de o chileno Pablo Quintanilla completar em primeiro os 784 km entre Uyuni e Iquique, Barreda ainda não havia chegado à linha final da etapa. Assim, Coma, da KTM, que estava seis minutos atrás do seu compatriota, pulou para a frente, com folga de 9min11s sobre o português Paulo Gonçalves, da Honda.

A briga pelo título nas motos, assim, esquentou. A menos de 35 minutos do líder estão outros quatro pilotos: Quintanilla, Toby Price (Austrália), Stefan Svitko (Eslováquia) e Ruben Faria (Portugal). O brasileiro Jean Azevedo aparece em 26.º na classificação, a quase cinco horas de Coma.

Entre os carros, nenhuma novidade. O príncipe catariano Nassser Al-Attiyah segue sem errar e foi o terceiro da etapa desta segunda-feira, a oitava do Rally. Com um sétimo lugar como seu pior resultado, lidera há uma semana. Em segundo, também com regularidade ímpar (não foi pior que um sexto lugar) ainda está o sul-africano Giniel de Villiers, agora a 8min27s.

continua após a publicidade

O estreante saudita Yazeed Alrajhi é a única ameaça aos dois primeiros. Terceiro colocado desde a quarta etapa, ele venceu nesta segunda-feira e já está a 18min40s de Al-Attiyah. Guilherme Spinelli, único piloto brasileiro entre os carros, ocupa o 15.º lugar, mesma posição do domingo.