Terminam na próxima quinta-feira as dez primeiras fases regionais em onze cidades do Paraná, envolvendo cerca de 110 mil alunos de escolas públicas e particulares do Estado. Esta semana serão conhecidos os classificados destas dez fases que participarão da final, marcada em Curitiba para o período de 7 a 17 de julho.
As dez primeiras fases regionais dos Jogos Colegiais do Paraná 2006 (Jocops) acontecem simultaneamente nas cidades de Quatro Barras, Nova Aurora, Cascavel, Nova Prata do Iguaçu, Irati, São João do Ivaí, Santa Cruz do Monte Castelo, Bom Sucesso do Sul e Itapejara do Oeste, Castro e Wenceslau Braz. Ainda acontecerão mais 22 fases regionais, programadas para os períodos de 21 a 27 de abril e 5 a 11 de maio, que classificarão as últimas equipes para a fase final da capital do Estado, onde se espera ter um contingente de aproximadamente 20 mil atletas.
"Os Jocops nas fases regionais são disputados por equipes distribuídas por sexo e idade. Categoria B, na faixa etária de 12 a 14 anos, e A, de 15 a 17 anos. Classificam-se apenas as vencedoras para a final, onde também participam alunos que recebem educação especial", conta o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves.
O coordenador-geral dos Jocops, Detvev Sulkamp, explica como são disputados os jogos. "As fases regionais dos jogos agregam sete modalidades: basquetebol, handebol, futebol de campo, futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Na final entram também atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação. É uma competição que revela anualmente inúmeros talentos para o esporte paranaense", afirma.
Os Jogos Colegiais do Paraná, retomados na gestão do governo Requião, são uma competição vista hoje como modelo, pelo Ministério do Esporte, de projeto de inclusão social no Brasil, envolvendo em todas as fases mais de 350 mil alunos paranaenses.