Genebra – O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou oficialmente, ontem, que a TV Record terá o direito exclusivo de transmitir, para o Brasil, os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e também os Jogos de Inverno de 2010, no Canadá. Por US$ 60 milhões e garantias de ampla cobertura, a Record venceu a disputa com a Globo e a Bandeirantes, levando, também os direitos completos para a transmissão por internet, satélite, cabo e mesmo em celulares.
A decisão é histórica, já que pela primeira vez o evento não será transmitido nem pela Globo, nem pela Bandeirantes. As duas redes, no entanto, têm garantido os direitos da Olimpíada de Pequim, em 2008. A Record já tinha tentado levar os direitos da Copa do Mundo de 2014. Mas, apesar de ela ter oferecido o dobro do valor dado pela sua rival, a FIFA preferiu manter o acordo com a Globo.
O COI admitiu que a negociação resultou em um ?aumento significativo? na renda das vendas dos direitos em relação aos Jogos de Pequim -para 2008, a Bandeirantes e a Globo teriam oferecido apenas metade dos US$ 60 milhões conseguidos por 2012.
Na sede do COI, em Lausanne, na Suíça, membros da entidade deixaram claro que não foi apenas o dinheiro oferecido pela Record que garantiu o contrato. Um dos aspectos que pesou foi o compromisso da rede de TV em transmitir um maior número de eventos da Olimpíada, assim como os Jogos de Inverno de 2010. Ainda foi levado em conta o fato de que ?eventos esportivos são parte essencial da programação? da Record.
Em seu comunicado de imprensa, o COI aponta que ?a TV Record oferecerá uma cobertura maior dos Jogos Olímpicos por meio de um grande número de canais?. Para o presidente da entidade, Jacques Rogge, a difusão aberta dos canais é um ?principio muito importante para o COI?.