Tensão no dia da definição do grid da Copa Nextel Stock Car

Junte cinqüenta e um carros e coloque-os para andar em um circuito de 2.550 metros. O que pode acontecer?

Se ainda há dúvidas, a resposta será dada no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba. A partir das 10h50, os pilotos da Copa Nextel Stock Car, a mais importante categoria do automobilismo brasileiro, entram na pista para definir o grid de largarda – e quem serão os 37 pilotos a participar da prova de amanhã, às 10h15. A tendência é de muito equilíbrio e tensão na pista e nos boxes.

O ambiente, que era calmo até quarta, naturalmente ficaria mais carregado com o início dos treinos. Mas o que alguns pilotos temiam se confirmou ontem, nas duas sessões de treinos livres. Como a extensão da pista é muito menor que o habitual, e o número de carros aumentou, era inevitável a confusão. Apenas no treino da tarde houve quatro interrupções com bandeira vermelha.

Quando tudo correu normalmente, o ritmo do treino foi frenético. Em um período de vinte minutos, a seqüência de carros (e de barulho) era intensa, chegando a um carro a cada três ou quatro segundos. É provável que durante o treino isso fique pior – até porque todos lutam para ficar entre os dez primeiros no período inicial, que tem duração de uma hora e meia. Depois, vão apenas esses dez para a superpole, marcada para as 12h50, e com duração de dez minutos.

Os pilotos, principalmente aqueles que lutam por vagas no playoff (após a oitava prova, em Brasília, serão conhecidos os dez que lutarão pelo título desta temporada), estão preocupados e curiosos com o que vai acontecer. ?Claro que minha preferência é o misto, onde já conheço. Meu objetivo primeiro é classificar?, diz Lico Kaesemodel. ?É diferente, mas é um teste para a categoria, e a gente precisa se adequar?, afirma Luciano Burti. ?Eu gosto mais do circuito misto, bem mais desafiador. O anel externo é uma pista monótona, com apenas duas curvas?, comenta Ricardo Zonta. ?Não foi uma boa notícia para mim a prova acontecer no oval?, resume Tarso Marques. ?Por ser um traçado mais simples, perde-se um pouco em relação à própria capacidade do piloto?, completa Thiago Marques.

A cautela fez com que o briefing, a reunião dos pilotos antes do primeiro treino do final de semana, fosse mais tenso que de costume. A preocupação principal é tentar fazer com que todos os carros tenham voltas limpas para correr, o que é quase impossível. ?Espero que tudo corra bem. Vamos ter muito tráfego o tempo inteiro, no treino e na corrida?, finaliza Enrique Bernoldi.

Quarenta e quatro pilotos ficam no mesmo segundo

Valquir Aureliano
Os melhores do dia, Antônio Jorge Neto e Cacá Bueno.

Não é fácil fazer uma previsão do que vai acontecer nos treinos de hoje da Stock Car V8. A diferença entre os carros é muito pequena, e os quinze primeiros de ontem (nos tempos combinados da manhã e da tarde) ficaram distantes por apenas meio segundo. E quarenta e quatro ficaram no mesmo segundo. Mas alguns saíram dos treinos livres como candidatos pelo menos a participar da superclassificação -e Cacá Bueno, o líder do campeonato, chega como favorito à pole position.

Os dois carros da equipe Eurofarma RC dominaram os treinos. Pela manhã, Antônio Jorge Neto foi o mais rápido. De tarde, Cacá foi o primeiro, fazendo o melhor tempo do dia – volta fechada em 51s128, com média de 179,54 km/h. Cacá foi o único a ter média horária superior a 179 km/h, o que lhe coloca como principal candidato a sair na frente na prova de amanhã, uma grande vantagem na pista curta e com muito tráfego do anel externo do Autódromo Raul Boesel.

Além deles, surgem como possíveis candidatos a estar entre os dez melhores colocados na classificação alguns pilotos paranaenses – Ricardo Sperafico (quinto nos tempos combinados), Enrique Bernoldi (6.º), José Córdova (a surpresa do treino, ficando em 9.º), Alceu Feldmann (10.º) e Thiago Marques (15.º).

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