Tensão marcou o jogo no Couto Pereira

O centenário do Coritiba se transformou em um verdadeiro “inferno verde” logo que o árbitro Leandro Pedro Vuaden apitou o final do jogo de ontem, no Couto Pereira. O empate de 1 a 1 contra o Fluminense, aliado a vitória do Botafogo, por 2 a 1, contra o Palmeiras, no Engenhão, no Rio de Janeiro, rebaixou o Coxa para a Segundona do Campeonato Brasileiro 2010.

A partida foi tensa e começou com quase 10 minutos de atraso, por causa da demora do Fluminense para entrar em campo. A estratégia carioca era retardar ao máximo o início do jogo no Alto da Glória, para que os outros jogos fossem acontecendo, e os placares se definindo. O 4.º árbitro precisou exaustivamente pedir ao clube carioca que saísse dos vestiários. Com a demora, mesmo o hino nacional foi tocado sem a presença da equipe visitante.

O jogo

Aos 30 minutos do 1.º tempo, o desespero alviverde foi consolidado em uma falta para o Fluminense na entrada da área do Coxa. Fred apenas rolou a bola para Marquinhos, que chutou forte e fez o primeiro gol da partida. O resultado colocava o Alviverde no G-4 do rebaixamento.

Cinco minutos depois, o Coritiba esboçou sua reação. Após uma falta cobrada por Marcelinho Paraíba, o zagueiro Pereira entrou no meio da zaga do Fluminense. O cabeceio firme teve destino certo. A bola foi para o fundo das redes. Alívio parcial para os torcedores. No Rio, de Janeiro, o Botafogo estava empatando com o Palmeiras, e voltava para o lugar do Coritiba na tabela do rebaixamento.

Com a partida empatado, o Coritiba se mandou para o ataque no desespero durante o restante do jogo. Os minutos finais foram dramáticos para os alviverdes. Dentro de campo os jogadores não conseguiam chegar ao gol do Fluminense. No Rio de Janeiro, o Botafogo ganhava a partida, e se mantinha na 1.ª Divisão. Se o Coritiba virasse o jogo no Couto, era o Flu que voltava para o rebaixamento.

O jogo acabou e a tragédia anunciada ocorreu quando mais de 300 torcedores, na maioria trajando camisetas da torcida organizada Império Alviverde, invadiram o gramado. O resultado foi uma verdadeira batalha campal, protagonizada por adeptos revoltados com a queda coxa-branca para a 2.ª Divisão do futebol brasileiro.

Mais do jogo, da confusão e baderna após a partida nas página seguintes.