Apresentamos, a seguir, informações sobre a temporada de monta, fornecida por James Romanó, responsável pela agência local do Stud Book Brasileiro.
A temporada, monta, no hemisfério sul, será iniciada em agosto, com encerramento em janeiro de 2006, sendo o prazo de gestação , em média de 345 dias (11 meses). Assim a reprodutora padreada no mês de setembro deve criar no mês de agosto do ano seguinte.
A temporada do hemisfério norte, conhecida como Européia, Inglaterra, Estados Unidos e outros países, ao contrário daqui, as éguas são padreadas em fevereiro até o mês de agosto. Assim os produtos nascem no primeiro semestre.
Alguns criadores brasileiros estão utilizando o prazo estabelecido pela chamada temporada européia, naturalmente, com perspectiva de que os produtos sejam enviados ou negociados para os Estados Unidos, onde é elevada a participação de cavalos brasileiros, com muitas vitórias, inclusive clássicas. Segundo fomos informados, algumas éguas dos Haras Garcez Castellano e Anderson foram cobertas de acordo com as datas do hemisfério norte.
O prazo para comunicação de coberturas, do hemisfério sul, é do dia 1.º de janeiro a 15 de fevereiro, do ano seguinte; e as coberturas da chamada temporada européia deverão ser comunicadas a partir de 1.º de julho a 15 de agosto.
A data de cobertura de cada reprodutora deverá constar da caderneta oficial do criador, na página especifica, para ficar á disposição do inspetor do Stud Book Brasileiro.