A temporada 2017 começa oficialmente nesta semana para o futebol. Desde o início do mês, os times estão se preparando na pré-temporada, e até já entraram em campo, mas apenas para realizar testes. Agora, a partir de quarta-feira, a bola vai rolar pra valer. E o ano promete ser diferente para o Trio de Ferro.
Começando pelo Paraná Clube, o primeiro dos três a entrar campo. Na quarta-feira, o Tricolor recebe o Avaí, às 19h, na Vila Capanema, pela primeira rodada da Primeira Liga. A competição é uma novidade para o time paranista, que depois de nove anos terá um torneio novo para disputar, fugindo apenas de Paranaense, Copa do Brasil e Série B.
Embora esteja em um grupo com velhos conhecidos – além do Avaí, joga contra Londrina e Figueirense – o Paraná terá a oportunidade de enfrentar equipes que cruzou apenas quando estava na Série A do Campeonato Brasileiro. Por ser um campeonato de tiro curto, sonhar com uma conquista não seria algo impossível – apesar de difícil -, além de servir como um laboratório para o principal objetivo da temporada: conquistar o acesso na Série B.
Já o Atlético, no mesmo dia, fará um amistoso contra o Peñarol, do Uruguai, na Arena da Baixada. O jogo é um preparativo para a Libertadores, que volta ao calendário do Furacão depois de três anos. Porém, em uma situação ainda mais complicada. Se em 2014 o Rubro-Negro precisou passar apenas pelo Sporting Cristal, do Peru, para chegar à fase de grupos, desta vez serão dois mata-matas, sendo o primeiro diante do Millonarios, da Colômbia.
Outra mudança é que o torneio continental será disputado ao longo de toda a temporada. No meio do caminho, o time ainda defende o título estadual e terá as competições nacionais. Ou seja, a preparação do elenco foi feita pensando a longo prazo, uma vez que todo o calendário será diferente.
Até por isso, o Atlético investiu forte no mercado, como há anos não se via, e foi atrás de atletas que se destacaram em 2016, como o atacante Grafite e o meia Felipe Gedoz, e também apostou em nomes conhecidos, como o lateral-direito Jonathan e meia Carlos Alberto, com o objetivo de dar experiência ao elenco.
Já o Coritiba aposta no marketing em 2017. Enquanto o time foi se preparando em Foz do Iguaçu para os campeonatos que terá pela frente, a diretoria vem chamando a atenção no Brasil inteiro ao tentar contratar o meia Ronaldinho Gaúcho. A aposta era justamente essa, de trazer uma estrela mundial para valorizar o nome do Coxa internacionalmente. Se o jogador de 36 anos vier, será o maior nome contratado pelo alviverde desde a volta do ídolo Alex, em outubro de 2012, que ficou até o final de 2014.
Desde então, o clube não fez nenhuma contratação mais ousada e ficou sem títulos e apenas brigando para não cair no Campeonato Brasileiro. A vinda do astro mudaria até a relação da torcida com o time e pode fazer da temporada algo bem diferente do que aconteceu nos últimos anos.
O que vai acontecer em 2017 com o Trio de Ferro é impossível prever, mas a mudança na atitude das três diretorias e as novidades já dão um gostinho de que este ano pode ser mais animado para os torcedores.
Promoção
Quer Ganhar o Kit Caveira ou o Kit Taça da Cerveja Rubro-Negra? Então clique aqui e saiba como participar da nossa promoção!