Prometendo ainda mais emoções do que no ano passado, o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra terá neste domingo a sua etapa de abertura da temporada 2004. Para compensar ainda mais o público, o campeonato apresentará uma nova categoria, a Novatos, que junto com a Marcas, Turismo, Hot Dodge e Stock Car erguerão ainda mais o automobilismo paranaense de terra.
Segundo Gastão Vosgerau, da AGV Promotora de Eventos, responsável pela organização do campeonato, a categoria Novatos visa reunir competidores estreantes ou que ainda não obtiveram pole positions ou chegaram entre os três primeiros colocados em suas carreiras como pilotos.
As disputas acontecerão no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais, circuito que receberá ainda durante o ano mais seis provas válidas pelo campeonato. Outras duas acontecem em Ponta Grossa. Alem de José Bornemann (Marcas), Pietro Wegbecher (Turismo), Ivan Ribeiro (Hot Dodge) e Paulo Stelle (Stock Car), respectivamente os campeões de 2003, vários outros pilotos estão confiantes em bons resultados durante a temporada. Na Marcas, destacam-se Cristiano Bornemann (vice de 2003), Luiz Gubert, Marlon Watanabe, Pietro Wegbecher e ainda os catarinenses Claúdio Welter Jr e Murilo Hess, entre outros.
A turismo também deverá se mostar muito disputada, já que o joinvilense Adalberto Brietzig desponta como um dos favoritos ao título. Porém, ele terá de enfrentar outras feras como Júlio Machado, Rodrigo Bonora, Juca Lisboa, Osmar Esteves, Francisco Koga e Israel Morais, que retorna às pistas neste ano após não ter competido em 2003.
Na Hot Dodge, as disputas envolverão certamente Ivan Ribeiro, Antônio Tozo, Hermes Silva, Gastão Vosgerau, Luiz Carlos Sequinel, Marcos Chueda (campeão de 2002) e Marco Martins, além de outros mais que almejam boas colocações para chegar no final do ano em condições de lutar pelo título.
Também a Stock Car se mostrará bem equilibrada, pois pilotos como Adir dos Santos Júnior, Osvaldo Padilha, Airton Erig, Beto Lopes, Tancredo Faria (campeão de 2002), Jorge Camargo, Armin Kliewer e tantos outros se esforçarão ao máximo para impedir o bicampeonato de Paulo Stelle.
A grande incógnita e aquela que tende a ser mais disputada categoria do campeonato será a Novatos, que reunirá pilotos que até agora não alcançaram os três degraus mais altos do pódio. O número de competidores na Novatos deverá surpreender, ainda mais porque muitos pilotos deverão fazer suas estréias nas pistas ainda nas etapas iniciais do certame.
As tomadas de tempo acontecerão hoje à tarde e as provas terão início a partir das 9h30 de domingo. Os ingressos não sofreram majoração em relação ao ano passado, custando R$ 7,00. Menores de até dez anos têm entrada franca.
Três Bornemanns
Na categoria Marcas, muitas equipes estão se preparando para tentar quebrar a hegemonia da família Bornemann, que promete mais uma vez ser a sensação do campeonato. José Bornemann busca o tricampeonato, e seu filho Christiano Bornemann quer seu primeiro título na terra. Mas se dois Bornemanns já incomodavam, a categoria terá que se conformar com três, pois neste fim de semana estréia Lucas Bornemann na categoria Novatos.