O presidente Michel Temer recebe chefes de governo e de Estado de cinco países, no Palácio Itamaraty (centro), para o coquetel que antecede a festa de abertura da Paralimpíada, no Maracanã (zona norte), no fim da tarde desta quarta-feira. A cerimônia está marcada para começar às 18h15.
Na cerimônia de abertura da Olimpíada, Temer, ainda como presidente em exercício, recebeu 40 chefes de governo, de Estado e outras autoridades. A organização do Rio-2016 tratou com máxima discrição a presença de Temer no estádio, não anunciou o nome do presidente, que apareceu rapidamente no telão. A vaia aconteceu quando o então presidente em exercício declarou oficialmente abertos os Jogos Olímpicos.
Na recepção desta quarta-feira estão presentes o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa; o governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove; o presidente da Islândia, Guoni Thorlacius Johanesson; a princesa Margriet, dos Países Baixos, e a princesa Astrid e o príncipe Lorenz, da Bélgica. Temer recebe os convidados acompanhado do ministro das Relações Exteriores, José Serra.
Estão presentes também os ministros do Esporte, Leonardo Picciani; da casa Civil, Eliseu Padilha; da Justiça, Alexandre Moraes; da Defesa, Raul Jungmann e da Cultura, Marcelo Calero. Ao contrário da recepção da Olimpíada, Temer, que chegou pouco antes das 16h30, está acompanhado da mulher, Marcela, que também acompanhou o presidente no desfile de Sete de Setembro, em Brasília.
Também estão na recepção o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Philip Craven, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, e o governador licenciado do Rio, Luiz Fernando Pezão.