Terminou a primeira parte da caminhada. E com sucesso. Teliana Pereira é mais uma atleta paranaense garantida nos Jogos Pan-Americanos, que acontecem entre 13 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. A tenista conquistou ontem o título da Copa Bras-Onda, competição que serviu de seletiva para os jogos, ao derrotar Joana Cortez por dois sets a um, parciais de 6/4, 2/6 e 7/5.
Aos 19 anos, Teliana chegou ontem ao ponto máximo de sua recente carreira como profissional, que ainda não tem um ano. ?Programada? para ser uma campeã de tênis, a paranaense passou pelas categorias menores como um furacão, vencendo campeonatos e atingindo o primeiro lugar nos rankings.
Ano passado, passou para o profissionalismo e teve bom rendimento na maioria dos torneios que disputou. Hoje, após 14 competições, Teliana ocupa a posição 378 no ranking mundial da WTA, tendo conquistado seis títulos no circuito da Federação Internacional de Tênis.
O salto para o reconhecimento veio ontem. A partida contra Joana Cortez, duas vezes medalhista pan-americana, foi extremamente complicada. Após vencer o primeiro set e ser derrotada no segundo, Teliana largou atrás no terceiro set. Ela se recuperou, passou à frente e teve o jogo em suas mãos ao abrir 5/4, mas seu serviço quebrado. Foi preciso muito sangue-frio para derrotar uma atleta mais experiente.
A alegria da vitória foi grande. Ainda mais porque Teliana teve o apoio do público que compareceu à quadra central do Graciosa Country Club. ?Quero agradecer à torcida, que sempre me acompanhou e desde o primeiro dia me deu força para chegar até aqui. Podem ter certeza de que vou dar tudo para trazer uma medalha para o Brasil nesse Pan?, disse a paranaense. Ela completará 19 anos no dia 20 de julho, durante a disputa do tênis feminino (que acontece entre 18 e 23 de julho).
Teliana conquistou a segunda vaga do tênis feminino para os jogos. A primeira ficou para Jennifer Widjaia, que é a melhor brasileira no ranking da WTA. Fica sobrando uma, que será definida pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Tênis. Esta ficará entre Larissa Carvalho, Maria Fernanda Alves, Roxane Waisemberg e a própria Joana Cortez. Enquanto estas esperam a decisão da CBT, Teliana Pereira festeja – mesmo tendo viajado ainda ontem para disputar torneios na Europa. ?Posso não ser a número 1 do mundo, mas, por tudo que já passei na vida, estou totalmente realizada.?