Wanderley Luxemburgo amplia seu rol de negócios e lança no mês que vem a franquia curitibana da instituição de ensino que leva seu nome.
O Instituto Wanderley Luxemburgo (IWL) terá cursos de extensão e especialização aplicados ao esporte em diversos ramos, como Marketing, Direito, Jornalismo, Educação Física, Fisioterapia, Fisiologia e Psicologia. A empresa também promete cursos para Agente Fifa e Arbitragem. As aulas serão realizadas por videoconferência, com transmissão ao vivo para as franquias. Até agora, 30 franquias foram cadastradas e pagaram R$ 150 mil a R$ 200 mil, cada, ao dono da empresa.
Entre os ministrantes dos cursos, segundo a assessoria de imprensa do instituto, estarão o fisiologista Nilton Petroni (Filé), o médico Joaquim Grava, o diretor José Carlos Brunoro, o ex-árbitro Roberto Perassi, a psicóloga Suzy Fleury e Luiz Carlos Gomes Godoi. O módulo de Técnicas de Futebol será aplicado pelo próprio Luxemburgo. O início das aulas em Curitiba está previsto para 10 de março, em local e com carga horária ainda não definidos.
Luxemburgo, que sempre tentou desvincular a carreira de técnico das atividades empresariais, já lançou um bar temático em Curitiba, que funcionou poucos meses num shopping da cidade. No começo de 2008, firmou parceria com o Joinville e levou a Santa Catarina o dirigente paranaense Ocimar Bolicenho, ex-presidente do Paraná Clube. O técnico também tem fortes ligações com o Iraty, controlado pelo empresário Sérgio Malucelli.