Técnico da Colômbia pede demissão após agredir mulher

Alvo de críticas de diversos setores da sociedade colombiana por ter sido flagrado agredindo uma mulher em frente a um bar, no último sábado, o técnico da seleção da Colômbia, Hernán Darío Gómez, pediu demissão do cargo nesta terça-feira. O anúncio da renúncia foi feito pela Federação Colombiana de Futebol (FCF), por meio de uma nota oficial.

Gómez teria se irritado com uma mulher que o criticava por conta de seu fraco desempenho à frente da seleção. O treinador agrediu a torcedora em frente a um bar no centro de Bogotá. O caso causou grande consternação, gerando críticas da imprensa, de setores feministas e também de um importante patrocinador da seleção, que se manifestou publicamente contra a permanência do treinador.

Na segunda, Gómez renunciou ao cargo de analista da Fifa no Mundial Sub-20 que está sendo realizado na Colômbia. Como a pressão continuou, ele decidiu por se demitir também do posto de treinador da seleção. A FCF anunciou que “em meio a uma profunda reflexão pessoal, buscando o melhor para o país, a seleção colombiana, a Federação e seus patrocinadores, e assumindo as consequências de seus atos, Hernán Goméz apresentou a renuncia de seu cargo”. A Federação ainda reitera enfaticamente que lamenta e rechaça qualquer ato de violência praticado por funcionários, jogadores ou treinadores.

Ainda de acordo com o comunicado da FCF, a seleção ficará momentaneamente sem treinador até que, num prazo de 10 dias, seus membros se reúnam para decidir que caminho seguir.

O escândalo envolvendo Goméz não é novidade na carreira do treinador. Antes, ele já havia atacado um jornalista e também agredido um torcedor que reclamava a não-convocação de um determinado jogador. Quando treinava a seleção do Equador, se envolveu em um incidente com o presidente do clube Santa Rita.

Goméz chegou pela primeira vez à seleção colombiana em 1995, permanecendo no cargo até ser eliminado na primeira fase da Copa da França, em 1998. Retornou em maio do ano passado, já visando a classificação colombiana para a Copa de 2014. Não começou bem o projeto, porém, sendo eliminado pelo Peru nas oitavas de final da Copa América, em julho passado, na Argentina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo