O velocista chinês Liu Xiang terá de ser submetido a uma cirurgia para curar a lesão no tendão de Aquiles que o tirou dos Jogos Olímpicos de Pequim antes mesmo das eliminatórias dos 110 metros com barreiras. A desistência de Liu, medalha de ouro em Atenas/2004 e ex-recordista mundial da prova, frustrou a torcida que lotava o Estádio Ninho do Pássaro para ver seu grande ídolo.

continua após a publicidade

Liu será operado nos Estados Unidos, provavelmente pelos mesmos médicos que cuidaram de outro astro chinês, o pivô de basquete Yao Ming, do Houston Rockets – que passou por uma cirurgia na planta do pé em fevereiro deste ano e se recuperou a tempo de disputar a Olimpíada e ser o porta-bandeira da delegação chinesa.

A decisão de operar foi anunciada pelo técnico Sun Haiping, que antes da viagem havia dito que a cirurgia seria o último recurso para curar seu pupilo. “Estou menos preocupado, depois de ouvir os especialistas. Todos disseram que a recuperação será fácil”, afirmou, em entrevista à TV estatal chinesa. Depois, explicou a lesão: “Há três calcificações entre o osso e o tendão que só poderão ser curadas com cirurgia”.

Na semana passada, Sun Haiping já havia dito que Liu poderia precisar de apoio psicológico para esquecer a decepção da Olimpíada. A previsão inicial, antes da decisão da cirurgia, era de que o atleta poderia voltar a competir apenas em junho do ano que vem.

continua após a publicidade