Santos – Depois de apresentar o goleiro colombiano Henao como primeiro reforço, o Santos anunciou ontem que havia conseguido junto ao árabe Al-Ittihad a liberação para que o meia Tcheco jogasse na Vila Belmiro. Os dirigentes passaram a tarde em negociação com o procurador do atleta, não confirmaram a assinatura do contrato, mas ele jogará mesmo pelo Santos em 2005.

continua após a publicidade

O vice-presidente Norberto Moreira da Silva fez o anúncio durante a apresentação do goleiro colombiano e Tcheco confirmou o acerto. Seus salários serão de aproximadamente R$ 80 mil mensais. Hoje à tarde o clube

já estava providenciando a documentação junto ao Al-Ittihad, depois de ter conseguido, com exclusividade, a autorização do time árabe para transferência do meia.

Norberto informou também que falta muito pouco em termos financeiros para o volante Preto Casagrande acertar a prorrogação de seu contrato, o que deverá ocorrer na segunda-feira. "Se ele renovar, o ciclo de contratações do Santos está fechado", disse o dirigente.

continua após a publicidade

Mas não é bem assim. O Santos continua tentando reforçar o time em pelo menos mais duas posições: na zaga e no ataque. O primeiro nome é o atacante Marcel, que começou no Coritiba e joga na Coréia. Os entendimentos estão adiantados, mas há um time português interessado na compra dos direitos federativos, o que está retardando o fechamento da contratação. Outro jogador que interessa é Cláudio Pittbul, que pode trocar o Grêmio pelo alemão Stuttgart.

Alemão e Paulo Baier interessavam, mas renovaram seus contratos e o Santos teve de desistir. Já em relação ao atacante Luizão, o presidente Marcelo Teixeira comentou que o jogador não interessou ao clube em nenhum momento. O zagueiro poderá vir do exterior também, pois os santistas estão encontrando dificuldades de encontrar um jogador da posição. Com a saída de André Luís, o time conta com Leonardo, Ávalos e Domingos, enquanto Antônio Carlos está em fase final de negociação de seu novo contrato.

continua após a publicidade

Henao

O goleiro colombiano Henao foi apresentado ontem e conversou durante meia hora com os jornalistas. Explicou que Higuita foi uma referência de goleiro quando começou a carreira e, mesmo com um jeito parecido, acredita que tenha um estilo diferente de jogar. "Temos um estilo meio louco e se precisar vou fazer algumas loucuras", disse ele, referindo-se às saídas da área para ajudar a defesa.

Quanto ao jeito de vestir, vai conversar com o técnico Oswaldo de Oliveira para tentar manter o uniforme, com calção apertado e roupa negra. Mesmo com o estilo extravagante para o padrão dos goleiros do Brasil, fora de campo Henao é muito fechado e tímido. "Dentro de campo ele se transforma", comentou um amigo.

O goleiro espera ser titular do Santos, "com todo respeito aos meus companheiros" e não acredita que haverá problema em se adaptar ao clima de Santos e do Brasil. "No primeiro semestre de 2002 joguei em Carcamana, cidade muito mais quente que Santos e fiz uma ótima temporada", comentou.

Admite que ainda não está em plena forma, em conseqüência das férias, mas vai treinar muito para recuperar a melhor condição física.