Copa 2014

TCE recomenda que novos recursos não sejam liberados para a Arena

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendou que novos recursos não devem ser liberados à CAP S.A. enquanto ela não encaminhar o orçamento final, o cronograma físico-financeiro e as justificativas para alterações nas obras da Arena da Baixada. Na quarta-feira (12), o governo estadual protocolou, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um novo pedido de financiamento no valor de R$ 250 milhões. Parte do dinheiro será repassado para a obra do estádio do Clube Atlético Paranaense.

O ofício com as recomendações do TCE foi encaminhado ao governador Beto Richa (PSDB), ao diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, ao secretário de Estado de Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, e ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT).

O ofício menciona a falta de transparência nas ações da CAP S.A. como causa da suspensão de novos repasses. “Até a presente data, a documentação solicitada não nos foi encaminhada, o que vem a dificultar significativamente os trabalhos de fiscalização”, informou o conselheiro do TCE Artagão de Mattos Leão.

Em 2009, o TCE criou uma Comissão Especial, formada por servidores de diversas áreas – dentre as quais engenharia, arquitetura, direito e contabilidade – com o objetivo de fiscalizar os empreendimentos relativos à Copa. De lá para cá, o Tribunal divulgou nove relatórios, todos eles disponíveis à população na página do órgão na internet, no link “Copa 2014”. Alertas quanto ao risco de atrasos nas obras são uma constante em todos eles.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna