Uma das maiores promessas do atletismo brasileiro mostrou na manhã desta terça-feira, na pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), porque é a melhor velocista estudantil do país. Tamiris de Liz conquistou com sobras o ouro na final dos 100m rasos feminino das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, etapa de 15 a 17 anos. A catarinense da Escola Senador Rodrigo Lobo, em Joinville, completou a prova em 11s81, seguida pela paulista Ingrid Barros, da Escola Antônio Vieira Campos, com 12s42 e da sul-matogrossense Rayane Santos, da Escola Padre José Scampini, com 12s49.
A medalha conquistada na manhã desta terça é a décima primeira de Tamiris na história das Olimpíadas Escolares, sendo dez de ouro e apenas uma de bronze. A catarinense terminou em terceiro lugar nos 75m rasos na etapa de 12 a 14 anos, em 2008, em Poços de Caldas. No ano seguinte, foi ouro nos 75m, 250m e no revezamento, também na cidade mineira. Em 2010, estreou na categoria 15 a 17 anos e voltou a subir no alto do pódio nas três provas que disputou em Goiânia: 100m, 200m e revezamento medley, resultado que repetiu em 2011, em Curitiba.
A catarinense é considerada por muitos um fenômeno do atletismo brasileiro. Tamiris supera até mesmo a ausência do rim esquerdo, retirado quando a atleta tinha apenas um ano e meio de vida, por causa de um cisto. Após a conquista do ouro em Cuiabá, ela foi bastante assediada pelos outros corredores e até pelos árbitros e imprensa presentes, que a todo momento, pediam para tirar fotos com a corredora, que competiu em clima de despedida.