O australiano Taj Burrow venceu nesta quarta-feira a sétima das 10 etapas do circuito mundial de surfe, disputada na praia de Trestles, na Califórnia (Estados Unidos). Mas o seu compatriota Mick Fanning também comemorou bastante, ao ultrapassar o norte-americano Kelly Slater e assumir a liderança do ranking da temporada.

continua após a publicidade

Maior nome da história do surfe – aos 41 anos, tem o recorde de 11 títulos mundiais -, Slater foi eliminado precocemente em Trestles e terminou a etapa apenas na 13ª colocação. Como foi um pouco melhor, ao conseguir a nona posição, Fanning assumiu a liderança, agora com 41.900 pontos, contra 40.700 do norte-americano.

Burrow, por sua vez, está agora em quarto lugar no ranking, com 35.400 pontos, atrás também do sul-africano Jordy Smith, de quem ganhou nas semifinais desta sétima etapa do calendário. Em Trestles, o surfista australiano de 35 anos somou sua primeira vitória na atual temporada e a 12ª na divisão de elite do surfe mundial.

Para chegar ao título, Burrow também eliminou o brasileiro Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, na sua primeira bateria desta quarta-feira, ainda pela repescagem. Mesmo com essa derrota, que o fez terminar na nona posição em Trestles, o surfista do Brasil aparece em oitavo lugar no ranking, com 27.500 pontos.

continua após a publicidade

“Eu não poderia estar mais feliz. Eu realmente coloquei todo meu esforço na disputa desta etapa. Sinto que as boas ondas vieram na minha direção e eu estava no lugar certo”, comemorou Burrow, após a conquista do título em Trestles, quando venceu a final australiana contra Julian Wilson, de apenas 24 anos, por 17.07 a 15.97.

A próxima etapa do circuito mundial de surfe está prevista para começar no dia 26 de setembro, na França. Depois, o calendário ainda prevê uma disputa em Portugal e o encerramento na lendária praia de Pipeline, no Havaí (EUA).

continua após a publicidade