Taiwanês anuncia candidatura à presidência do COI

O taiwanês C.K. Wu anunciou nesta quinta-feira a sua candidatura à presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI) e se tornou o quarto concorrente, sendo o segundo do continente asiático, a tentar suceder Jacques Rogge. Wu, um arquiteto de 66 anos, comanda a Associação Internacional de Boxe Amador desde 2006 e disse que confirmou a sua candidatura para ter “um impacto positivo na sociedade”.

“Agora que chegou o momento, estou pronto para dar o passo”, disse Wu. “A ideia e o conceito de desenvolver o COI e o movimento olímpico são as bases da minha candidatura. O COI e os Jogos Olímpicos têm mais poder para causar impacto positivo na sociedade do que qualquer outra organização e projeto do mundo”.

Wu se une a uma lista que inclui o porto-riquenho Richard Carrión, o alemão Thomas Bach e o cingapuriano Ng Ser Miang na tentativa de substituir o belga Rogge, que deixará em setembro o cargo que ocupa há 12 anos. A expectativa é para que o ucraniano Sergei Bubka, um dos maiores nomes da história do atletismo, também apresente a sua candidatura. A eleição está marcada para o dia 10 de setembro em Buenos Aires.

O taiwanês é membro do COI desde 1998 e ano passado foi eleito para o seu comitê executivo. Além disso, foi membro da comissão de coordenação dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998, em Nagano, no Japão, e da Olimpíada de Pequim, em 2008. Também faz parte da comissão de coordenação dos Jogos de 2016, no Rio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo