Com presença de aproximadamente cem dirigentes esportivos de todo o Estado, inclusive a olímpica Natália Falavigna, a Paraná Esporte acaba de realizar e concluir o Seminário Estadual de Esporte.

continua após a publicidade

Um dos assuntos de maior importância foi a aprovação pela maioria absoluta, da homologação do taekwondo nos Jogos da Juventude como modalidade oficial a partir de 2009.

Natalia Falavigna se fez presente no seminário, pedindo apoio aos dirigentes municipais para a oficialização da modalidade dos Jogos da Juventude. Fernando Madureira, técnico de Nátalia e presidente da Federação Paranaense de Taekwondo também esteve no seminário, e disse aos dirigentes da importância da modalidade dentro dos Jogos Oficiais do Paraná.

Dirceu Ramiro, coordenador dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos, apresentou para a comunidade esportiva as adequações que acontecem a partir de 2009. Os jogos continuarão com duas divisões, a divisão “A” será com 10 equipes em cada modalidade, e a divisão “B”, o número de participantes na fase final vai depender do numero de participantes na fase regional. Para 2010, o numero de participantes para a fase final na divisão “A” vai depender do numero de inscritos do ano que vem.

continua após a publicidade

A partir de 2009 os Jogos da Juventude passam a ser disputados por atletas até 18 anos, nascidos a partir de primeiro de janeiro de 1991, com adequações em algumas modalidades, atletismo e ciclismo de 1991 a 1996. GR a partir de 94. Karatê entre 91 e 93. Natação entre 91 e 94.

A idade mínima para a participação do Jogos Abertos será de 18 anos, podendo ser inscritos em cada modalidade no mínimo dois atletas de 17 anos. No futebol, a disputa será para atletas de 88 a 91. Na GR atletas nascidos até 95. Outra alteração foi o numero de atletas inscritos, diminuindo dois em cada modalidade coletiva.

continua após a publicidade

Os dirigentes também aprovaram que para a definição de vagas para a fase final não acontecerá a soma da divisão “A” com a divisão “B”. Também foi definido que não terá mais o titulo de campeão geral dos jogos, e valorizar mais as competições e provas de cada modalidade.

Foi aprovado também que um atleta que disputar por uma modalidade na fase regional por uma modalidade coletiva e não tenha se classificado, poderá participar por outra modalidade. Os dirigentes não aprovaram a proposta de limitar a idade de 16 a 18 anos para a participação nos Jogos da Juventude.