Rio – Sem a presença do Botafogo, que novamente não obteve a classificação às semifinais do carioca, a Taça Rio será decidida a partir do próximo fim de semana. No sábado, o jogo será entre Fluminense e Americano, enquanto no domingo é a vez de Vasco e Friburguense. Ambas as partidas serão disputadas no Maracanã, às 16h. O Bangu, equipe que está completando 100 anos, foi rebaixada.
Apesar da vitória sobre o Madureira, por dois gols de diferença, o Botafogo não conseguiu uma das vagas do grupo A. Isto porque o Fluminense apenas empatou com o Americano por 2 a 2. Agora, o alvinegro vai voltar sua atenção para a Copa do Brasil, bem como a busca de reforços para a disputa da série A do brasileiro, que começa no fim de abril.
O Fluminense, que atuou com uma equipe reserva, já estava classificado e o empate foi suficiente para garantir o primeiro lugar do grupo B. O tricolor foi beneficiado pela vitória da Portuguesa sobre o Friburguense, que acabou ficando em segundo. Na semifinal, o time das Laranjeiras deve contar com o retorno de Romário e o técnico Ricardo Gomes sonha em poder escalar o atacante Edmundo, que se recupera de contusão.
O Vasco, por sua vez, derrotou o Flamengo, por 2 a 1, no clássico da rodada e ratificou o primeiro lugar do grupo A. Agora, o time de São Januário espera poder contar com o meia Marcelinho Carioca na fase decisiva. O jogador está machucado, mas acredita que terá condições de enfrentar o Friburguense. O Americano foi o segundo colocado do grupo A.
O Flamengo, vencedor da Taça Guanabara, espera a definição do campeão da Taça Rio para saber quem será seu adversário na grande final. Fora de campo, o rubro-negro segue se reforçando para o Brasileirão. Neste fim de semana, a diretoria apresentou o mais novo reforço: o lateral-esquerdo Athirson.
O jogador está há nove meses sem atuar. A última vez foi justamente pelo Flamengo, na final da Copa do Brasil de 2003, quando os cariocas perderam o título para o Cruzeiro. Athirson renegociou com a diretoria o pagamento de uma dívida de cerca de R$ 800 mil e assinou contrato até o fim do ano. Revelado nas categorias de base do clube, ele espera poder reeditar as atuações do passado e ajudar o Flamengo a voltar a ser campeão brasileiro, fato que não acontece desde 1992.