Foz do Iguaçu, Coritiba, Atlético e Rio Branco. Desses quatro clubes, dois farão à final da Taça Dionísio Filho do Campeonato Paranaense de 2018. A definição dos quatro semifinalistas do Estadual aconteceu na última quarta-feira com a realização da última rodada. Foram jogos emocionantes e com as vagas definidas apenas nos minutos finais de cada duelo disputado nos quatro cantos do Estado.
No grupo A, o Foz do Iguaçu estava com a mão na vaga e entrou em campo precisando de um empate diante do Atlético. O empate sem gols garantiu não apenas a classificação ao time da fronteira, mas também a primeira posição do grupo. Com isso, o Azulão vai encarar o Coritiba dentro de casa no duelo único e que vale a vaga na decisão da primeira parte do Campeonato Paranaense.
O time coxa-branca, que entrou desacreditado no Campeonato Paranaense e foi bastante contestado depois de tropeços em casa contra Prudentópolis, Rio Branco e Atlético, provou que está evoluindo e, a vitória sobre o Toledo por 2×0, fora de casa, colocou o Coritiba na semifinal do torneio. O Alviverde jogará fora de casa, mas provou, até agora, que isso não é problema, já que venceu as três partidas como visitante no Estadual.
No grupo B, o Atlético, com o empate sem gols diante do Foz do Iguaçu, na Arena da Baixada, garantiu a primeira colocação geral da Taça Dionísio Filho do Campeonato Paranaense. Com isso, o Furacão, além de decidir à semifinal no Joaquim Américo contra o Rio Branco, caso avance para a decisão, também terá o direito de decidir o título ao lado do torcedor rubro-negro.
A última vaga na semifinal veio acompanhada de muita emoção. O Rio Branco, que entrou em campo na quarta colocação, superou o Paraná Clube mesmo jogando em Ponta Grossa e carimbou seu passaporte para a próxima fase do Estadual. O Leão da Estradinha, no momento que mais precisou, conseguiu a primeira vitória na competição, chegou aos 7 pontos e só garantiu a vaga por conta das derrotas de Londrina e Toledo para Cascavel e Coritiba, respectivamente.
Confira como ficou a classificação da Taça Dionísio Filho
Com as semifinais da Taça Dionísio Filho definidas depois da realização da última rodada, a disputa na Taça Caio Júnior, que representa a segunda parte do Campeonato Paranaense, promete ser acirrada na parte debaixo da classificação. O Paraná Clube, com a derrota para o Rio Branco, permaneceu com 5 pontos e segue se preocupando com o risco de queda à segunda divisão.
Isto porque somente três times estão atrás do Tricolor na classificação. O Toledo tem a mesma pontuação do Paraná, mas perde no saldo de gols. Já Prudentópolis e União seguem com três pontos cada e ainda mais ameaçados de rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Paranaense do que o time paranista.