Mesmo estando suspenso por doping, o que o impede, por enquanto, de competir apenas na Itália, o espanhol Alejandro Valverde assumiu nesta segunda-feira a liderança do ranking mundial do ciclismo. O feito foi conseguido após ele ter conquistado no domingo o título da Volta da Romandia, na Suíça.
Em maio de 2009, Valverde foi suspenso por dois anos pelo Comitê Olímpico Italiano, após suposto envolvimento num complicado caso de doping na Espanha. Isso o impede de competir na Itália, mas, como a União Ciclística Internacional (UCI), não referendou a pena, ele pode continuar disputando provas.
Valverde entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas perdeu a apelação no julgamento realizado em março. Assim, existe a expectativa de que a UCI estabeleça que a suspensão dele tenha valor mundial. Mas a entidade vive agora um dilema, pois terá de punir o primeiro colocado de seu ranking.
Por conta da suspensão em território italiano, Valverde não poderá disputar o tradicional Giro d’Itália, competição que começa no sábado. De qualquer maneira, o ciclista espanhol de 30 anos pode comemorar a condição de melhor do mundo na atualidade.