Em quatro dias de testes, a Brawn GP ganhou um respeito que várias equipes não conseguiram em décadas na Fórmula 1. Depois de liderar duas sessões em Barcelona, o modelo BGP 001 merece elogios de todas as partes e causa admiração até mesmo na maior escuderia da história do Mundial. Para Felipe Massa, piloto da Ferrari, o desempenho da rival é surpreendente, e já começa a preocupar.

continua após a publicidade

“Depois desses testes em Barcelona, eu diria que a Brawn conseguiu surpreender a todos. Antes desta semana, eu poderia dizer que a Ferrari tinha um dos melhores carros, e poderia brigar com força pela primeira posição. Agora digo que continuamos competitivos – mas atrás da Brawn”, afirmou o brasileiro, que fechou a quinta-feira com o sexto melhor tempo. Rubens Barrichello liderou a sessão com a volta mais rápida da semana.

Para Massa, as condições com as quais Barrichello e Jenson Button conseguiram seus tempos são irrelevantes, mesmo que eles tenham atingido as melhores voltas com menos gasolina. “Esses tempos que eles conseguiram são melhores do que qualquer outra equipe poderia fazer”, disse o atual vice-campeão da Fórmula 1, apontado como um dos favoritos ao título deste ano.

A Brawn GP foi apresentada oficialmente há uma semana, como substituta da Honda, que deixou a Fórmula 1 devido à crise financeira mundial. Apesar de ter pouco tempo de vida, a equipe herdou a estrutura e os projetos da escuderia da montadora japonesa, e adaptou os motores Mercedes a um carro que vinha sendo trabalhado desde 2007. Ainda assim, a caçula da categoria não teve tempo para desenvolver o Kers (sistema de recuperação de energia cinética).

continua após a publicidade

Mesmo sem o dispositivo, a equipe brigará nas primeiras colocações, segundo Massa. “Dá para imaginar o quanto eles seriam rápidos se tivessem o Kers? Pelo menos teremos a chance de largar bem e brigar com eles no início, para depois rezar a cada volta para manter a liderança”, disse o ferrarista.

A temporada começa com o GP da Austrália, no dia 29, em Melbourne. Até lá, a Ferrari não fará mais testes com o modelo F60. A Brawn GP, bem como McLaren, Renault e Williams, participará das atividades no circuito de Jerez, entre domingo e quarta-feira.

continua após a publicidade