Que o surfe brasileiro está no topo do mundo, ninguém dúvida. Mas o baiano Danilo Couto confirmou isso, literalmente, ao “dropar” a maior onda de todos os tempos em Jaws, na Ilha de Maui, no Havaí.

continua após a publicidade

No dia 8 de fevereiro, numa sessão histórica com as maiores ondas surfadas no famoso pico e com os melhores “big riders” do Mundo na água, como Mark Healy, Ian Walsh, Nathan Fletcher, Greg Long, Marcio Freite e Yuri Soledade, ele “despencou” cerca de 60 pés, ou cerca de 20 metros, equivalente a um prédio de seis andares.

“Rapaz, essa foi inédita! Jaws para a direita, com a parede para trabalhar depois, não teve igual. O feedback aqui da comunidade foi absurdo. Todo mundo vindo falar comigo”, vibrou o surfista de 36 anos, que há 16 temporadas vive no Havaí. “Venho surfando essas ondas há 10 anos, mas esta, sem dúvida, foi especial, por ter sido longa e ter exigido muito de mim para finalizá-la com sucesso”, contou.

E o que imaginar no momento de descer uma massa de água como essa? E o medo? Danilo tem respostas simples, diretas. “O medo deixei em casa. Nessas horas só pensava e me concentrava em não cair. Foi uma sensação maravilhosa, principalmente de completá-la”, afirmou Danilo, que monitorava a ondulação há uma semana.

continua após a publicidade

O feito, devidamente registrado por Tracy Kraft e Elliot Leboe, já foi inscrito no Prêmio Billabong XXL 2011 Global Big Wave Awards. Aos 36 anos de idade, Danilo Couto nasceu em Salvador, na Bahia, e aprendeu a surfar na praia de Barravento, em 1985. Desde dezembro de 96, adotou a ilha de Oahu, no Havai, como moradia.