Peterson, tarefa complicada.

Depois de três semanas de competições internacionais – o Circuito Mundial se despediu do Brasil com festa do australiano Chris Davidson que garantiu sua primeira vitória na temporada no Onbongo Pro Surfing, finalizado no domingo em Floripa – as atenções voltam-se para a final do SuperSurf 2002, que será disputado de amanhã e domingo nas ondas da Prainha, no Rio.

A carioca Andréa Lopes já garantiu por antecipação o 3.º título brasileiro. No masculino, entretanto, serão vinte surfistas lutando pelo título. O catarinense Andreas Eduardo está no topo da lista, que inclui ainda seis integrantes da “galeria dos campeões”, como o paranaense Peterson Rosa, recordista de títulos – ganhou em 1994, 1999 e 2000.

Chances

Por ter vencido duas etapas este ano, Andreas Eduardo chega à Prainha com duas fases de vantagem sobre Wagner Pupo (SP), Maicon Rosa (PR) e Marcelo Trekinho (RJ), principais adversários.

Já para superar os 2.530 pontos de Andreas, Eric Miyakawa (SP), Leonardo Neves (RJ), Jihad Kohdr (PR) e Peterson Rosa (PR), precisam no mínimo avançar às semifinais. O atual campeão brasileiro Tânio Barreto (AL) e mais Beto Fernandes (SP), Costinha (SP), Armando Daltro (BA) e Pedro Muller (RJ), têm que chegar na grande final; enquanto Fabrício Júnior (RN), Joca Júnior (RN), Danilo Costa (RN), Alexandre Almeida (RJ), Jojó de Olivença (BA), Fábio Gouveia (PB) e Victor Ribas (RJ), precisam vencer a etapa final.

Na boa

O líder só depende de seu desempenho para se tornar o primeiro catarinense a levantar o caneco profissional. E poderá ir eliminando os seus concorrentes a cada vitória na competição. Se chegar às oitavas-de-final, Andreas derruba Danilo Costa e Alexandre Almeida e ainda tira as chances de Joca Jr., Jojó de Olivença, Fábio Gouveia e Victor Ribas.

Se avançar às quartas, Eduardo tira Beto Fernandes, Fabrício Jr. e Pedro Muller da briga e força outros seis a vencer a etapa da Prainha: Eric Miyakawa, Leonardo Neves, Peterson Rosa, Tânio Barreto, Costinha e Daltro. Caso confirme outro pódio classificando-se para as semifinais, Andreas acaba com as chances de Léo Neves, Tânio, Costinha e Daltro. Aí, ele só perde as chaves da Saveiro que será entregue ao campeão, e o tão sonhado título do SuperSurf 2002 se Wagner Pupo, Maicon Rosa, Eric Miyakawa, Marcelo Trekinho, Jihad Kohdr ou Peterson Rosa, faturarem o título.

continua após a publicidade

continua após a publicidade