A ?superpopulação? da Stock Car V8 (são 51 carros inscritos no campeonato brasileiro da categoria) tem um diferencial. Nunca houve um número tão expressivo de pilotos paranaenses em uma mesma competição de automobilismo. Os nove ?locais? (ver quadro) da Stock são as atrações para o público, que a partir de hoje terá uma programação especial em Curitiba, local da prova de domingo, às 11h.
Entre os pilotos paranaenses, três estavam em um momento histórico do automobilismo – o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 em 2001, quando cinco brasileiros alinharam no grid. Além de Rubens Barrichello e Luciano Burti, estiveram na pista Enrique Bernoldi, Ricardo Zonta e Tarso Marques.
Eles estão praticamente estreando na Stock – Tarso fez algumas provas, mas este ano está iniciando a temporada, enquanto Zonta e Bernoldi não conseguiram classificação no grid para a primeira corrida do ano, em Interlagos. Marques, que esteve na pista, foi abalroado por Marcos Gomes na batida mais polêmica daquele final de semana, e continua irritado. ?Achei um absurdo o que aconteceu?, comentou.
O irmão de Tarso também estará na pista em Curitiba, ou melhor, ?em casa?. Thiago Marques é mais um da família que investiu no automobilismo, e sonha com uma melhor prova – afinal, em São Paulo ele não terminou. O que virou marca, pois são seis anos sem receber a bandeirada na primeira corrida da temporada. Irmãos – e gêmeos – são os Sperafico. Ricardo e Rodrigo vão correr juntos pela segunda vez. Rodrigo é mais experiente na Stock V8, e é considerado um dos favoritos da temporada. Ricardo, com boas passagens na Europa, está começando na categoria.
Mesma situação de Lico Kaesemodel, que disputou a Stock Light ano passado e agora é companheiro de Ingo Hoffmann. Lico é um dos mais empolgados com a possibilidade de disputar uma prova do mais importante campeonato do automobilismo brasileiro em Curitiba – e de buscar um bom resultado. ?Estou mais confiante comigo mesmo. Vou lutar para ficar entre os 10, visando o playoff?, disse.
Os ?veteranos? da turma são Alceu Feldmann, que foi o melhor paranaense na temporada passada (terminou o campeonato na sétima posição), e David Muffato, o último piloto local a conquistar o Brasileiro de Stock Car. Eles fecham o grupo de nove representantes do Estado, com esperanças de vitória, no domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba.