Será realizado em Curitiba, nos amanhã e domingo, o Campeonato Sul-Americano de Musculação a Fitness, com a participação de dez países e cerca de 120 atletas. No sábado acontecem as semifinais e no domingo as provas finais.

continua após a publicidade

Participarão do Sul-Americano atletas do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Aruba, como convidados. As provas serão realizadas no Centro de Convenções de Curitiba.

O Brasil terá cinco representantes, Edson Serafim na categoria sênior masculino, Julina Malacarne, na modalidade Body Fitness, Ana Cláudia Mascedo, atual campeão brasileira de Culturismo, Eros de Souza, atual campeã sul-americano e Jurandir Ribeiro.

Durante a competição, a Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação (CBCm) realizará controle de exame antidoping. Os exames serão realizados pelo médico Rafael Trindade, membro da Associação Brasileira de Estudos e Combate ao Doping.

continua após a publicidade

A CBCm também vai aproveitar o Sul-Americano para homenagear o atleta José Carlos Souza Santos. O título foi conquistado durante os Jogos Mundiais, realizados na Alemanha, no mês de agosto.

Um dos primeiros atletas a chegar em Curitiba foi o paulista Edson Serafim, atual campeão brasileiro da categoria até 85 quilos. No ano passado, Serafim ficou entre os 10 melhores culturistas do mundo e já está convocado para disputa do mundial que acontece em novembro, na China.

continua após a publicidade

Edson, em busca do seu primeiro título sul-americano, há três meses se prepara para a competição. "Na verdade a gente treina o dia todo, mas a reta final de preparação acontece nas 12 semanas que antecedem o evento", explica o atleta.