Campeã mundial dos 800 metros em 2009, a corredora sul-africana Caster Semenya, de 21 anos, garantiu nesta sexta-feira a classificação para a sua primeira participação olímpica. A atleta, que chegou a ficar 11 meses afastada dos esporte enquanto se investigava o seu gênero, fez o índice para os Jogos de Londres em uma prova local na África do Sul.

continua após a publicidade

Nesta sexta-feira, na pista da Universidade de Pretoria, Semenya correu os 800m com o tempo de 1min59s58. Desta forma, ela atingiu pela segunda vez o índice olímpico B da prova, repetindo o que já havia conseguido no Mundial de Daegu, no ano passado, quando faturou a medalha de prata com 1min56s35.

Até aqui no ano, Semenya havia participado de duas competições, sem, entretanto, conseguir superar a barreira dos dois minutos. Desta vez, ela teve a ajuda da namibiana Herunga

Tjipekapora, que puxou o ritmo na primeira parte da prova. O tempo, único abaixo de 2min no ano, é o melhor do mundo nesse início de temporada.

continua após a publicidade

Depois de conquistar o título mundial em Berlim, Semenya teve contestado o seu gênero. A atleta tem o órgão sexual feminino, mas não possui ovários nem útero. Por conta disso, seu corpo produz testosterona em nível acima do normal para uma mulher.