Melbourne – O suíço Roger Federer continua seu ?passeio? em Melbourne e avançou mais uma rodada do Aberto da Austrália, ao superar o alemão Florian Mayer por 6/1, 6/4 e 6/0. A também suíça Martina Hingis mantém o brilho em sua volta ao circuito. Venceu a fin-landesa Emma Laine por 6/1 e 6/1 e até agora, nos dois jogos, cedeu apenas cinco games.
Enquanto isso, o australiano Lleyton Hewitt, maior esperança da torcida local – um australiano não vence o torneio desde 1976, com Mark Edmondson -, amargou uma de suas mais doloridas derrotas na carreira. Caiu diante de Juan Ignacio Chela, por 6/3, 6/4, 6/7 (10/8) e 6/2, num jogo que teve um gosto especial para o argentino. Afinal, vingou-se da derrota do ano passado, num encontro nada amistoso, em que Chela cuspiu em direção a Hewitt, irritado com suas efusivas comemorações.
Hewitt agora caiu em casa, apenas na segunda rodada de um torneio em que defendia pontos da final do ano passado. Por isso deverá despencar no ranking e deixar o grupo dos dez primeiros colocados. ?Essa derrota vai doer muito?, disse o australiano, que antes do jogo havia comentado: ?O Chela não é meu amigo?.
Por sua vez, num tom até meio irônico e provocativo, o argentino, num inglês de forte acento portenho, afirmou: ?Esta foi a maior vitória da minha carreira?, exagerou Chela. ?O Hewitt é um lutador e vencê-lo diante de sua torcida foi muito especial.?
Num caminho bem mais tranqüilo, Federer pôde até mesmo se dar ao luxo de poupar-se para as rodadas mais exigentes. Gastou apenas 72 minutos para vencer Mayer e aquecer seu jogo para o desafio da próxima rodada contra o perigoso bielo-russo Max Mirnyi.
?É muito bom ter jogos rápidos, num calor tão forte como o de Melbourne?, afirmou Federer. ?Se mantiver esse jeito de jogar, não vou gastar muita energia em quadra.?
Martina Hingis também foi econômica no tempo. Em apenas 52 minutos, garantiu um lugar na terceira rodada do Aberto e divertiu-se mais um dia nessa sua espetacular volta ao circuito. ?Esses três anos afastada foram bons para refrescar minha cabeça?, afirmou a suíça. ?Estou curtindo bastante esses momentos na quadra.?
Sua próxima adversária será a checa Iveta Benesova, que ganhou de Mary Pierce por 6/3 e 7/5. A derrota da francesa e também a eliminação de Ava Ivanovic significam que Hingis não terá mais cabeças-de-chave à sua frente até as quartas-de-final, quando poderia cruzar com a belga Kim Clijsters.
A tenista belga, campeã do último US Open, avançou com vitória sobre a chinesa Meng Yuan por 6/4 e 6/2. Amelie Mauresmo e Anastasia Myskina também passaram para a terceira rodada. No masculino, o mesmo aconteceu com Guillermo Coria, Juan Carlos Ferrero, Nicolas Kiefer e Sebastien Grosjean.