Sucesso total na Operação Verão

O projeto ?Pratique esporte e não use drogas?, ação do governo do Estado do Paraná realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através da Paraná Esporte, envolveu diversas entidades governamentais e não-governamentais durante a Operação Verão. A ação teve início junto com a operação, no dia 20 de dezembro de 2006, com distribuição de folders e cartazes no comércio do litoral.

O lançamento oficial ocorreu no dia 11 de janeiro, na arena da Paraná Esporte, na Praia de Caiobá, em Matinhos, e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde e dos atletas e padrinhos do projeto: Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia e da surfista Bruna Schmitz, bicampeã paranaense sub-16, que cederam o direito de suas imagens gratuitamente em prol da campanha.

Segundo o secretário Delazari, a campanha é importante, porque a prática esportiva contraria o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. ?O tráfico de drogas é um crime que traz outros crimes com ele e o nosso trabalho é acabar com isso. No entanto, não é só o trabalho policial que irá resolver. O tráfico é um problema também social e a prevenção é fundamental?, declarou.

A campanha teve uma excelente aceitação pelos turistas e pela população local. Segundo o coordenador do programa, o investigador da Delegacia Antitóxicos, Valdir Machado, o sucesso deve-se às parcerias desenvolvidas durante a temporada pelas Secretarias de Segurança Pública, Educação, Ciência e Tecnologia, Justiça e da Cidadania.

?Na Ilha do Mel, por exemplo, os trabalhos foram reforçados com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto Ambiental do Paraná?, destacou Machado. Nos trapiches de acesso à ilha foram colocadas faixas com o slogan ?Pratique Esporte e não use drogas? em três idiomas (português, inglês e espanhol), além da distribuição de cartazes e folders em pousadas e locais de comércio das Praias de Encantadas e Brasília.

Outra parceria importante ocorreu com as Federações de Surf e de Voleibol, que durante a realização de seus campeonatos e torneios cederam todo o espaço físico dos eventos para divulgação da campanha.

Já com os organizadores do Rali Transparaná, a ação se desenvolveu com a colocação de adesivos personalizados do evento em todos os veículos participantes que cruzaram o Estado, de Guaíra até Guaratuba, durante seus seis dias de competição.

?Um dado importante foi revelado pela parceria com o Paraná em Ação, programa desenvolvido pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. Durante os 40 dias de sua realização em Guaratuba, estima-se que cerca de 600 mil pessoas passaram pelo local, tomando assim conhecimento da campanha?, ressaltou Machado.

Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, a campanha ainda está longe de terminar, pois, continuará a ser desenvolvida durante todo o ano de 2007, nos jogos oficiais do Estado.

?A campanha pode ter uma boa aceitação nos Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, e Universitários, por exemplo, onde há um público que está numa fase da vida em que os traficantes se aproximam?, disse Gomyde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo