O projeto ?Pratique esporte e não use drogas?, ação do governo do Estado do Paraná realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através da Paraná Esporte, envolveu diversas entidades governamentais e não-governamentais durante a Operação Verão. A ação teve início junto com a operação, no dia 20 de dezembro de 2006, com distribuição de folders e cartazes no comércio do litoral.
O lançamento oficial ocorreu no dia 11 de janeiro, na arena da Paraná Esporte, na Praia de Caiobá, em Matinhos, e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde e dos atletas e padrinhos do projeto: Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia e da surfista Bruna Schmitz, bicampeã paranaense sub-16, que cederam o direito de suas imagens gratuitamente em prol da campanha.
Segundo o secretário Delazari, a campanha é importante, porque a prática esportiva contraria o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. ?O tráfico de drogas é um crime que traz outros crimes com ele e o nosso trabalho é acabar com isso. No entanto, não é só o trabalho policial que irá resolver. O tráfico é um problema também social e a prevenção é fundamental?, declarou.
A campanha teve uma excelente aceitação pelos turistas e pela população local. Segundo o coordenador do programa, o investigador da Delegacia Antitóxicos, Valdir Machado, o sucesso deve-se às parcerias desenvolvidas durante a temporada pelas Secretarias de Segurança Pública, Educação, Ciência e Tecnologia, Justiça e da Cidadania.
?Na Ilha do Mel, por exemplo, os trabalhos foram reforçados com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto Ambiental do Paraná?, destacou Machado. Nos trapiches de acesso à ilha foram colocadas faixas com o slogan ?Pratique Esporte e não use drogas? em três idiomas (português, inglês e espanhol), além da distribuição de cartazes e folders em pousadas e locais de comércio das Praias de Encantadas e Brasília.
Outra parceria importante ocorreu com as Federações de Surf e de Voleibol, que durante a realização de seus campeonatos e torneios cederam todo o espaço físico dos eventos para divulgação da campanha.
Já com os organizadores do Rali Transparaná, a ação se desenvolveu com a colocação de adesivos personalizados do evento em todos os veículos participantes que cruzaram o Estado, de Guaíra até Guaratuba, durante seus seis dias de competição.
?Um dado importante foi revelado pela parceria com o Paraná em Ação, programa desenvolvido pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. Durante os 40 dias de sua realização em Guaratuba, estima-se que cerca de 600 mil pessoas passaram pelo local, tomando assim conhecimento da campanha?, ressaltou Machado.
Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, a campanha ainda está longe de terminar, pois, continuará a ser desenvolvida durante todo o ano de 2007, nos jogos oficiais do Estado.
?A campanha pode ter uma boa aceitação nos Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, e Universitários, por exemplo, onde há um público que está numa fase da vida em que os traficantes se aproximam?, disse Gomyde.