Após o jejum de três etapas, Marc Coma se reencontrou com a vitória na oitava etapa do Rali Dacar. O estágio que se tornou o mais longo da competição cronometrou 508 quilômetros em meio às dunas do trajeto entre Antofagasta e Copiapó, no Chile. Jean Azevedo teve o melhor resultado na prova, conquistando o oitavo lugar.
Coma levou 6h05min02 para completar o trajeto. Apesar de Cyril Despres chegar ainda na poeira do rival, com 6h06min57, a diferença na classificação geral segue aumentando. Restando cinco dias para o fim do Dakar, 9min19 separam os pilotos da KTM, com vantagem para o espanhol.
O vencedor da quinta especial, Paulo Gonçalves liderou boa parte desta segunda-feira. No entanto, o português sofreu um acidente próximo ao quilômetro 55 e fraturou a clavícula, abandonando a competição.
Francisco Lopez Contardo não repetiu o sucesso do domingo e foi apenas o terceiro, com mais de quatro minutos de desvantagem para Coma. Helder Rodrigues demorou mais quatro minutos após a passagem do chileno para completar o desafio em quarto. No ranking geral, os dois pilotos repetem as posições.
O quinto tempo foi para Pal Anders Ullevalseter. Com 6h30min05, o norueguês subiu para o sexto lugar no tempo acumulado, com 2h02min26 de atraso para Coma.
Jean Azevedo deu um salto na classificação geral e agora ocupa o nono lugar. O brasileiro conseguiu o oitavo tempo do dia, com 6h43min43. Na categoria Super Produção acima de 450cc ele mantém a liderança com tranquilidade.