Tudo começou quando um corredor, para comemorar 50 anos de idade, resolveu reunir 50 amigos para subir a Serra da Graciosa. Isso foi em 2000. Entre esses amigos, estava o professor Tadeu Natálio, da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte.

continua após a publicidade

Naquele dia, ele percebeu a possibilidade de criar a Corrida da Serra da Graciosa. A primeira aconteceu no ano seguinte, em 2001, com duzentos atletas e, agora, chegando à sua 7.ª edição, a Corrida da Serra da Graciosa bate recorde de participantes com quase 700 concorrentes.

Esta corrida, conhecida pelo seu alto grau de dificuldade, totaliza 20 km de percurso, sendo 14 km de subida ininterrupta iniciada com altimetria de 8 metros acima do nível do mar e chegando a 980 metros na marca do quilômetro 15. No trajeto, a exuberância da mata que cerca a serra é convidativa e faz com que os atletas venham de vários estados. Para esta edição, que acontece neste domingo, está confirmada a participação de representantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Todos os atletas se reunirão na Praça Oswaldo Cruz no dia da corrida, para saírem em quinze ônibus. Eles descem sentido litoral pela BR-277 entre 6h e 7h. Entram em Morretes, passam Porto de Cima e estacionam em São João da Graciosa, onde acontece a largada. Os atletas desembarcam e deixam seus pertences dentro do ônibus em embalagens identificadas com seus números de corredor.

continua após a publicidade

Às 8h45 os ônibus começam a subir a Serra da Graciosa para esperar os atletas que irão retornar a Curitiba a partir das 12h, logo após a cerimônia de encerramento.