Diante dos pedidos dos clubes, o técnico Ney Franco resolveu liberar os jogadores da seleção Sub-20 para a disputa de duas rodadas do Brasileirão. Mas eles poderão participar apenas dos jogos, voltando imediatamente à preparação do Brasil, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para o Mundial da categoria, que acontecerá na Colômbia, entre os dias 29 de julho e 20 de agosto.
Ney Franco liberou os jogadores para três rodadas durante a preparação da seleção – nos dias 6 e 7, 9 e 10 e 16 e 17 de julho -, sendo que os clubes poderão escolher apenas duas delas. “Os clubes que solicitarem a liberação para essas datas serão atendidos, mas para usar em duas rodadas. Os jogadores serão liberados nas vésperas dos jogos e retornam para a Sub-20 no dia seguinte”, explicou o treinador da seleção Sub-20, que também é coordenador das categorias de base da CBF.
A decisão de Ney Franco envolve nove clubes que disputam o Brasileirão: Avaí, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. E ajuda, principalmente, o time santista, que tem três jogadores na Sub-20 e outros três na seleção principal, e a equipe são-paulina, que conta com quatro atletas no grupo que vai ao Mundial da Colômbia.
Independente da liberação para as rodadas dos Brasileirão, os 26 convocados para a seleção Sub-20 se apresentaram nesta segunda-feira para o início da preparação na Granja Comary. Ney Franco tem que anunciar o corte de cinco jogadores até o dia 15 de julho, quando envia a lista de inscritos para a Fifa. E a delegação brasileira embarca para a Colômbia em 24 de julho – no Mundial, o Brasil jogará com Egito, Áustria e Panamá na primeira fase.