A checa Lucie Safarova obteve nesta quinta-feira a oitava e última vaga do Masters da WTA, que reunirá as melhores tenistas da temporada em Cingapura, na próxima semana. Ela se garantiu na prestigiada competição pela primeira vez na carreira por causa da queda precoce da espanhola Carla Suárez Navarro no Torneio de Moscou, na Rússia.

continua após a publicidade

Suárez Navarro e Safarova disputavam a última vaga do Masters nesta semana. A checa decepcionou ao ser eliminada logo na estreia também em Moscou. O caminho, assim, ficara livre para a espanhola, que precisava chegar à final para superar Safarova no ranking e garantir o lugar em Cingapura.

No entanto, ela foi eliminada nas quartas de final ao ser derrotada pela local Darya Kasatkina por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2. Safarova, assim, obteve a classificação, mesmo caindo logo na segunda rodada. “Estou muito feliz por me classificar ao Masters da WTA pela primeira vez”, comemorou a checa.

Aos 28 anos, Safarova se destacou nesta temporada ao alcançar sua primeira final de um Grand Slam, em Roland Garros. Com o resultado, entrou no Top 10 do ranking pela primeira vez na carreira – chegou a figurar em 5º lugar, no mês passado.

continua após a publicidade

Além disso, ela brilhou nas duplas ao se sagrar campeã de um torneio de Grand Slam pela primeira e pela segunda vez. Ao lado da norte-americana Bethanie Mattek-Sands, faturou o troféu no Aberto da Austrália e em Roland Garros. Com a pontuação acumulada nestas grandes competições, ela também obteve vaga para jogar duplas no Masters da WTA.

“Foi um ano dos sonhos para mim. Ser uma das oito classificadas tanto em simples quanto nas duplas é algo que me deixa muito orgulhosa. Tive muitos bons momentos neste ano e espero que terminar a temporada jogando um tênis de alto nível diante do incrível público de Cingapura”, afirmou Safarova.

continua após a publicidade

Com a definição da oitava classificada, a lista de Cingapura está completa. A romena Simona Halep será a principal favorita ao título em razão da ausência da norte-americana Serena Williams. A líder do ranking alegou cansaço para encerrar de forma precoce sua vitoriosa temporada.

A competição também terá a espanhola Garbiñe Muguruza, a russa Maria Sharapova, a checa Petra Kvitova, a polonesa Agnieszka Radwanska, a alemã Angelique Kerber e a italiana Flavia Pennetta. A suíça Timea Bacsinszky e a experiente norte-americana Venus Williams serão as duas reservas do Masters.