O ex-zagueiro inglês Stuart Pearce foi confirmado nesta quinta-feira como técnico da seleção britânica de futebol que disputará os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Aos 49 anos, o treinador foi escolhido por seus quatro anos de experiência à frente da equipe Sub-21 da Inglaterra e por fazer parte da comissão técnica de Fabio Capello na seleção principal do país.
Será a primeira vez em 52 anos que os quatro países da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) se juntarão para formar um time de futebol em Olimpíada. Desta forma, Pearce sabe que não poderá convocar apenas jogadores de seu país se quiser evitar a hostilidade de escoceses, galeses e norte-irlandeses, que temem perder sua independência perante a Fifa com a seleção conjunta – a entidade garante que isto não acontecerá.
“Eu certamente não estou assumindo este cargo pensando em apenas selecionar jogadores ingleses”, garantiu. “A seleção deve ser formada, se possível, por jogadores de todos os três países. Se eu ainda fosse jogador, eu estaria fazendo de tudo para estar nesta seleção”, completou.
Entre estes jogadores não ingleses que podem ser chamados, estão dois galeses destaques em clubes da Inglaterra. Gareth Bale, do Tottenham, e Aaron Ramsey, do Arsenal, possuem idade olímpica e devem estar entre os selecionados de Pearce para o ano que vem.
“Já fazem 52 anos desde que a Grã-Bretanha teve uma equipe na Olimpíada e eu acredito que será uma oportunidade realmente fantástica de reunir jogadores destes países”, declarou o presidente da Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), David Bernstein. “Será interessante ver como a seleção se desenvolve”, completou.
Para lidar com a pressão de ser técnico da Grã-Bretanha, Pearce conta com a experiência de já ter atuado com a camisa da seleção inglesa em 78 partidas. O ex-zagueiro começou a carreira de jogador no Coventry City, passou por Nottingham Forest, Newcastle, West Ham, até encerrar a carreira no Manchester City, em 2002.