Em grande momento na temporada, o australiano Casey Stoner confirmou o domínio em Silverstone neste domingo e venceu sua segunda corrida seguida na temporada da MotoGP. Com mais este triunfo, o piloto da Honda desbancou o espanhol Jorge Lorenzo, que abandonou a prova, e assumiu a liderança do campeonato.
Stoner chegou aos 116 pontos na classificação, enquanto Lorenzo estacionou nos 98. Em seguida, vêm os italianos Andrea Dovizioso, com 83, e Valentino Rossi, com 68. O espanhol Dani Pedrosa, que chegou a ser vice-líder, caiu para a quinta colocação após se afastar das pistas para se recuperar de uma fratura na clavícula.
Sob chuva, a corrida deste domingo contou com uma boa briga pela liderança desde as primeiras voltas. Stoner e Dovizioso, seu companheiro de equipe, e Lorenzo se revezaram nas primeiras colocações. O espanhol chegou a ocupar a ponta, mas foi logo ultrapassado pelos dois rivais.
Depois de perder a liderança, Lorenzo precisou disputar o terceiro lugar com Simoncelli. Contudo, acabou sendo traído pela pista molhada. O espanhol derrapou na oitava volta e deixou a corrida mais cedo. Simoncelli teve o mesmo destino do rival e também abandonou após derrapar na chuva.
Enquanto os adversários sofriam para se manter na pista, Stoner disparava na liderança, sem ser ameaçado. Dovizioso e o americano Colin Edwards aproveitaram os vacilos dos rivais e cruzaram a linha de chegada logo atrás do novo líder do campeonato.
Confira os dez primeiros colocados do GP da Inglaterra:
1.º – Casey Stoner (AUS/Honda)
2.º – Andrea Dovizioso (ITA/Honda)
3.º – Colin Edwards (EUA/Yamaha)
4.º – Nicky Hayden (EUA/Ducati)
5.º – Alvaro Bautista (ESP/Suzuki)
6.º – Valentino Rossi (ITA/Ducati)
7.º – Karel Abraham (RCH/Ducati)
8.º – Toni Elias (ESP/Honda)
9.º – Hiroshi Aoyama (JAP/Honda)
10.º – Loris Capirossi (ITA/Ducati)