Stoitchkov assume o comando do bicampeão búlgaro

O ex-jogador Hristo Stoitchkov, considerado o maior nome da história do futebol búlgaro, foi anunciado nesta quinta-feira como novo técnico do Litex Lovech, atual campeão nacional. Stoitchkov, de 45 anos, que levou a Bulgária às semifinais da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, foi apresentado pelo dono do clube Grisha Ganchev. Ele substitui Atanas Dzhambazki, que pediu demissão após o fraco desempenho da equipe nesta temporada.

 

O Litex, que ganhou as últimas duas edições do Campeonato Búlgaro, tem apenas uma vitória e um empate nos últimos quatro jogos e está em sétimo lugar, 11 pontos atrás do líder Ludogorets Razgrad. “Eu quero agradecer Stoitchkov por concordar em ajudar a nossa equipe neste momento difícil”, disse o dirigente, acrescentando que o contrato de Stoitchkov é “ilimitado, porque você simplesmente não pode demitir uma estrela mundial”.

Stoitchkov foi um dos melhores jogadores do mundo na década de 1990 e um dos artilheiros da Copa do Mundo de 1994. Ele ganhou a Bola de Ouro como o melhor jogador da Europa em 1994 e foi duas vezes eleito o segundo melhor jogador do mundo pela Fifa.

Em sua primeira passagem no Barcelona, entre 1990 e 1995, ele ajudou a equipe a faturar a Liga dos Campeões da Europa em 1992 e também ganhou quatro títulos consecutivos do Campeonato Espanhol. Ele retornou em 1996, defendeu o time por duas temporadas, e faturou mais um título nacional.

Em 2003, Stoitchkov se aposentou e voltou para a Espanha, onde ele aceitou uma proposta do Barcelona para ajudar a treinar os jogadores juniores da equipe. Em um período de três anos como treinador da Bulgária, ele não conseguiu levar a equipe para a Copa do Mundo de 2006 . Ele também treinou o espanhol Celta de Vigo e o sul-africano Sundowns Mamelodi.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo