São Paulo – Considerado pelos próprios pilotos um dos principais problemas da categoria, a dificuldade de ultrapassagens na Stock Car V8 pode estar com os dias contados. Durante os treinos coletivos que movimentaram as principais equipes em Interlagos, Ricardo Maurício, novo integrante da Medley, testou um sistema que aumenta a potência dos motores por tempo limitado.
O ?push-to-pass? já é usado na Fórmula Cart e na A1 GP. Consiste da injeção de óxido nitroso diretamente no coletor do carburador, aumentando a atual potência dos motores de 465 para 500 cavalos – um ganho, portanto, de 35 HPs. O nitro fica armazenado dentro de um pequeno cilindro dentro do cockpit e é acionado por um botão instalado no volante. A novidade, no entanto, seria utilizada apenas durante as corridas e por período máximo de 10 segundos.
?As chances de que o sistema venha a ser adotado são de quase 100%?, estima Zequinha Giaffone, da ZF Racing, responsável pela preparação e manutenção dos motores V8 da Stock Car. Segundo ele, o ?push-to-pass? será útil especialmente em circuitos travados, de dimensões reduzidas e complicados pelo elevado número de carros da categoria – o grid médio em 2006 foi de 40. ?Vamos analisar os resultados em conjunto com o pessoal da Medley, mas em princípio esta deve ser uma das únicas novidades técnicas para o ano que vem.?
Maurício aprovou imediatamente a novidade. ?Gostei. Fiz uma simulação com o de ultrapassagem com Marquinhos Gomes e funcionou bem. O motor cresce principalmente no final. Acho que todo o processo durou em torno de cinco segundos?, relatou, já nos boxes da equipe, para Zequinha Giaffone e os engenheiros da Medley. A telemetria apontou um ganho de velocidade de pouco mais de cinco quilômetros. Na volta anterior, Maurício atingira a máxima de 242,2 km na reta dos boxes. Com o ?push-to-pass?, atingiu 247,4 km. Segundo Zequinha, tudo transcorreu como esperado.