Tudo novo na Stock Car 2010. A começar pelo nome e patrocinadores – a categoria passa a se chamar Copa Caixa Stock Car. Serão doze etapas ao longo do ano, duas em Curitiba.
Novo motor, novo combustível e novos compostos de pneus também atualizam a competição e animam os 34 pilotos inscritos e as dezessete equipes participantes.
Se por um lado o Paraná não deve ver em pista este ano Tarso Marques e os irmãos Rodrigo e Ricardo Sperafico, outros sete representantes do Estado vão acelerar na categoria, já a partir deste domingo, em Interlagos, em São Paulo.
A equipe mais paranaense da competição é a RCM Motorsport, comandada por Rosinei Campos, o conhecido “Meinha”. Os pilotos Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel completam o time do Paraná.
“Estou feliz por estar na RCM, na verdade uma equipe que já passei, mas quando corria de Stock Light” comentou Kaesemodel, que tem por objetivo em 2010 estar no playoff para disputar a superfinal.
Julio Campos, que já correu na categoria principal e foi campeão o ano passado da Pickup Racing, esse ano defende as cores da também paranaense JF, na categoria principal. Conhecido por sua frieza e rápida adaptação, Campos promete dar trabalho aos adversários.
“Vai ser um ano difícil e equilibrado, definido nos detalhes”, salientou o curitibano. Um dos mais animados e confiante é o experiente David Muffato. “Já senti que vai ser um ano bom, a equipe está afinada e o carro bem regulado”, afirmou Muffato, que já celebrou o título da categoria em 2003.
O ex-piloto de Fórmula-1 Ricardo Zonta é o paranaense que carrega mais pressão nas costas. Seu novo patrocínio do Corinthians o botou na mira dos fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas que cobrem a categoria.
“Ainda não senti o carro, o motor quebrou no começo do treino”, confidenciou Zonta, bastante decepcionado depois de tentar completar os treinos livres de ontem embaixo de muita chuva e não conseguir.
Outro defensor do Estado que ainda não conseguiu testar as novidades da categoria é William Starostik. Ele corre pela equipe Gramacho Costa. “O ano para mim só começa amanhã (hoje), se der tudo certo”, lembrou o piloto.
Encerrando a participação de paranaenses na Copa Caixa Stock Car de 2010 está Thiago Marques. Ele acelera pela estreante Qualicorp Racing, que de estreante não tem nada. O time conta com os engenheiros da extinta Action Power, equipe que era de Paulo de Tarso, pai do Thiago.
Hoje os carros só entram em pista para treinos livres. Amanhã acontece o treino classificatório, a partir das 11h40 . A largada da primeira prova do ano está prevista para as 11h de domingo.