Stock Car promete uma grande festa no AIC

O playoff da Stock Car começa domingo, em Curitiba. São dez pilotos que decidirão o título da temporada 2009 nas quatro últimas provas. Três delas acontecerão nos circuitos mais velozes do Brasil: os anéis externos de Pinhais e Brasília e o traçado misto de Tarumã.

No “semioval” do Autódromo Internacional de Curitiba os pilotos mantêm 185 km de média horária – a mais alta da temporada. “É pé embaixo em mais de 80% do traçado. Só precisamos frear forte duas vezes, no final das retas”, revela o piloto da casa, Alceu Feldmann, que conquistou três pódios correndo neste circuito.

Depois de Curitiba, o circo da Stock Car segue para Brasília, onde acontece a nona etapa do ano, no dia 8 de novembro. Também no anel externo, os pilotos alcançam velocidade máxima de cerca de 250 km/h e média de 177 km/h. “Nesta pista o asfalto é mais abrasivo e o calor tira um pouco de potência do motor. Senão, viraria ainda mais rápido”, explica Feldmann.

No dia 22 de novembro será a vez do autódromo de Tarumã, na região metropolitana de Porto Alegre, receber a categoria. A pista, fundada em 1970, é considerada pelos pilotos a mais desafiadora da temporada.

No traçado misto mais rápido do Brasil eles atingem uma média de 165 km/h por volta. Para se ter uma idéia, o circuito é 10 km/h mais rápido por volta que Interlagos, sede da última etapa de 2009. Em Curitiba, os pilotos começam a acelerar amanhã, durante os treinos livres.