Stock Car 2010 tem menor média de idade da década

Enquanto o nível de competitividade do Campeonato Brasileiro de Stock Car aumenta, a média de idade dos pilotos que participam da competição diminui a cada ano.

Na temporada atual, com a chegada de jovens como Diego Nunes e Allan Helmeister, ambos com 23 anos, a média de idade caiu para 31. Com esse “perfil rejuvenescido”, a categoria realiza neste fim de semana, em Curitiba, a segunda etapa do ano.

Em 2006, com a presença de pilotos mais experientes no grid, como Ingo Hoffmann e Chico Serra, a média de idade era de 33 anos. No início da década (2001) esse número era ainda maior: 37 anos.

“Naquela época o Brasil ainda tinha categorias de base, como a Fórmula Renault e Fórmula 3, destinadas aos pilotos mais jovens. Hoje, o jeito é ir para fora do país ou pular do kart para uma categoria turismo nacional”, avalia Alceu Feldmann, que está na Stock Car desde 2000.

Aos 36 anos, o paranaense passou por várias fases da competição. Começou com o Chevrolet Ômega, passou pelo chassi tubular equipado com motores V6 e V8. Agora, pilota o modelo JL-G09, que recebeu nova motorização em 2010 -visando aumentar ainda mais o equilíbrio.

E a cada ano a categoria tem conseguido atingir esse objetivo. Em 2001, por exemplo, a diferença de tempo entre os pilotos não chegava nem perto do que se vê hoje.

Na tomada de tempos para a etapa decisiva daquela temporada, em São Paulo, a pole position ficou com Chico Serra, que virou 1min42s316. Raul Boesel ficou a três décimos e largou na segunda posição. Feldmann ficou a nove décimos e largou em nono. Bel Camilo, pai do piloto Thiago Camilo, virou 3,5 segundos pior e ficou com o 27º lugar.

Esses números nem se comparam com o nível de competitividade atual, influenciado diretamente pelas inovações técnicas e, também, pela queda da idade dos competidores.

Na primeira etapa de 2010, também disputada em Interlagos, Cacá Bueno foi mais rápido no classificatório, com o tempo de 1min38s529. Feldmann foi um segundo mais lento que o tricampeão (1min39s536) e ficou com o 23º lugar. Se o paranaense tivesse melhorado em apenas três décimos sua performance já conseguiria ficar entre os quinze mais rápidos e seguir na briga pela pole.

Pinhais recebe a maior prova do automobilismo nacional


Nelson Comel

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Galid Osman, o melhor tempo na Copa Chevrolet Montana.

A maior prova do automobilismo nacional acontece neste fim de semana no Autódromo de Curitiba, que recebe duas das três categorias que compõem a Stock Car: a 2.ª etapa da Copa Caixa e a Copa Montana Pick Up Racing que faz sua estreia na temporada 2010, em uma disputa que promete fortes emoções.

A Mini Challenge não participa em Curitiba. O treino classificatório da Pick Up Racing acontece neste sábado às 11h20 com duração de 1 hora e máximo de 18 voltas.

De acordo com Amadeu Rodrigues, chefe de equipe da Hot Car Competições, o Chevrolet de número 26 está pronto para mais uma disputa, da Copa Montana Pick Up Racing.

“O treino coletivo da quinta ajudou bastante para testar o equipamento. Nos dois treinos de hoje os ajustes foram feitos e as chances são ótimas para uma excelente corrida do Justino”, comentou. A corrida, está marcada para as 13h10 deste domingo, com duração de 40 minutos e transmissão ao vivo da RedeTV e da Speed Channel.

Equipe 100% paranaense


Nelson Comel

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Alceu Feldmann, de olho no pódio deste domingo.

Neste fim de semana Curitiba recebe a segunda etapa da Stock Car. A equipe RCM Motorsport é a única 100% paranaense do grid. Além de estar sediado em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o time conta com Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel.

Os pilotos estão entre os dez mais vem colocados no campeonato e tentam um pódio na corrida deste domingo. Os paranaenses já correram em dupla em outro campeonato, na GT3, em 2008, quando conquistaram quatro vitórias a bordo de um Dodge Viper.