Chegou a hora de saber quanto custará a Petros o empurrão pelas costas dado no árbitro Raphael Claus no clássico contra o Santos, no último dia 10, na Vila Belmiro. O meia será julgado nesta segunda-feira pelo STJD, no Rio, e, se condenado, pode pegar até 180 dias de suspensão.

continua após a publicidade

Como o empurrão foi proposital, Petros foi enquadrado no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”, que não prevê pena máxima. O artigo 3.º especifica que “se a ação for praticada contra árbitros (…), a pena mínima será de suspensão por cento e oitenta (180) dias”.

A estratégia dos advogados do clube alvinegro será desqualificar a denúncia no artigo e enquadrá-lo no 250 – praticar ato desleal ou inconveniente -, com pena prevista de um a três jogos de suspensão. Até mesmo dentro do clube existe ceticismo quanto ao sucesso da estratégia. Portanto em caso de suspensão de Petros, o Corinthians entrará com recurso no Pleno do STJD e a ação será julgada; ao mesmo tempo será pedido um efeito suspensivo para que o jogador possa continuar jogando enquanto o caso não for finalizado.

“Não sou juiz, vou esperar. A gente sabe que ele errou, mas pensa que não é para tanto como estão dizendo. As penas têm que ser educativas também, não só punitivas”, disse o técnico Mano Menezes, que escalou o jogador normalmente contra o Bahia no último sábado, mas reconheceu que ele não foi bem. “Não podia tirá-lo antes do jogo porque é um cenário que não gostaria. Ele esteve abaixo do que vinha produzindo nos últimos jogos, mas acho que esse momento, esse medo do que vai acontecer com ele, o deixou um pouco abalado.”

continua após a publicidade

Petros preferiu manter o silêncio. Após o empate do Corinthians com o Bahia por 1 a 1, sábado, no Itaquerão, em São Paulo, pela 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro, ele deixou o local sem falar com a imprensa.

O time, de folga no último domingo, inicia nesta segunda a preparação para a partida contra o Goiás, nesta quinta, às 19h30, novamente no Itaquerão, pela 16.ª rodada.

continua após a publicidade