Hoje, enfim, o Campeonato Paranaense poderá tersequência normalmente. A partir das 10h, quando o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) inicia as pautas do dia, a questão envolvendo o volante Germano, o Londrina e seis pontos será definida e os confrontos dasegundafase do Estadual serão conhecidos.
Desde que o Tubarão conseguiu o efeito suspensivo no STJD, no último dia 17, o futuro da competição virou uma incógnita, pois abriu a possibilidade de dois caminhos. Em um, o Alviceleste termina líder da primeira fase e no outro, acaba em quinto. De uma forma ou de outra, os quatro confrontos das quartas de final e a sua sequência até a decisão.Um imbróglio que começou ainda no dia 17 de fevereiro.
Na ocasião, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) puniu o Tubarão com a perda de seis pontos pela escalação irregular de Germano na estreia no Estadual, na vitória por 2×0 sobre o PSTC. Explicando o caso, o jogador foi denunciado ainda em maior de 2015 por conta de uma agressão contra o lateral-direito Norberto, do Coritiba, na semifinal do Paranaense do ano passado. Na época, Germano foi julgado pelo TJD-PR e pegou um jogo de suspensão, que deveria ser cumprido na primeira rodada de 2016.
Só que o Londrina garante que não foi notificado oficilamente da punição e por isso escalou Germano normalmente. Foi aí que a confusão começou. Logo após o primeiro julgamento deste ano, o clube entrou com um recurso, que piorou ainda mais a sua situação. No dia 8 de março, além de ser mantida a pena dos seis pontos, o Tubarão també foi multado em R$ 2 mil.
Restava então o STJD, no Rio de Janeiro. Imediatamente, o advogado do Alviceleste, Domingos Moro, entrou com um pedido no Superior Tribunal e conseguiu o efeito suspensivo. De lá pra cá, a tabela contou sempre com um asterisco, na tentativa de explicar o rolo. Agora, independentemente da decisão do Tribunal, Londrina, Federação Paranaense de Futebol (FPF) e os outros sete clubes terão que aceitar o resultado, pois não cabe mais recurso.
Correria e lamentações
Após o julgamento, inclusive, a FPF terá que rapidamente divulgar a definição dos jogos do próximodomingo, que serão divididos em três horários: um às 11h, dois às 16h e um às 18h30. No entanto, ainda dependerá da absolvição ou punição do Londrina para que os confrontos sejam conhecidos. E isto envolve todos os times que ainda brigam pelo título.
Dependendo do resultado, o caminho fica, na teoria, mais favorável para alguns e mais complicado para outros. Ou seja, de qualquer forma, o julgamento tardio trará motivos para reclamações, uma vez que existia a possibilidade de uma tabela diferente. Hoje, terá apenas o ponto final oficial.