A Praia de Maresias comprovou ser mesmo a onda nota 10 do SuperSurf logo no primeiro dia de disputas em São Sebastião (SP). Na sétima bateria desta quarta-feira os tubos entraram sem parar, e dois competidores ampliaram os recordes da temporada 2005, iniciada em abril na Praia do Rosa, em Imbituba (SC).

continua após a publicidade

O carioca Stephan Figueiredo arrancou a primeira nota 10 do ano num tubo fantástico de 8 segundos, mas acabou eliminado pelo paulista Adriano de Souza, que também deu um show e com notas 8,67 e 9,50, somando 18,17 pontos de 20 possíveis, a maior pontuação do SuperSurf 2005. O tubão de Stephan Figueiredo foi a 14.ª nota 10 de toda a história da divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, criada no ano 2000, e a nona recebida nas ondas tubulares de Maresias, a praia mais badalada do litoral norte de São Paulo.

– Poxa, não sabia que dava tanta onda boa aqui, mas infelizmente eu só peguei uma que foi aquele 10 – lamentou Stephan Figueiredo. ?A segunda boa que surgiu para mim, o Mineirinho tava com a prioridade, eu dei uma remada para ir, mas ele também remou e depois desistiu, aí ainda tentei ir, só que dropei atrasado e não consegui descer. Mas, o 10 já valeu e ainda peguei outro tubão quando a bateria já tinha terminado?, completou.

Mesmo eliminado, Stephan Figueiredo agora encabeça a lista de recordes de maior nota da temporada 2005, enquanto Adriano de Souza, o Mineirinho, é o dono da maior pontuação do ano: 18,17 pontos. Ele acaba de vir de uma vitória na etapa do WQS da Costa do Sauípe (BA) no último domingo e estava fazendo sua estréia no SuperSurf 2005.

continua após a publicidade

?Maresias brilhando como sempre, com altos tubos e estou muito feliz de ter passado esta bateria, que foi muito acirrada, com o Stephan tirando o primeiro 10 do evento?, falou Adriano de Souza.

O primeiro dia do SuperSurf em Maresias ficou reservado para a realização da primeira rodada masculina. Do total de 64 participantes, 32 já entraram na quarta-feira, outros 16 estréiam na segunda fase, que será iniciada às 8 horas nesta quinta-feira e os 16 principais cabeças-de-chave entram só na terceira rodada, talvez na sexta-feira, dependendo das condições do mar. A categoria feminina será disputada por 22 atletas e a expectativa é de que a primeira fase seja iniciada na tarde de hoje.

continua após a publicidade