Duas equipes tradicionais do futebol europeu confirmaram nesta terça-feira a passagem à quarta fase do classificatório para a Liga dos Campeões. Jogando em Enschede, na Holanda, o Sporting de Lisboa conseguiu a vaga ao empatar por 1 a 1 com o Twente. Já o Panathinaikos teve mais facilidade e venceu o Sparta Praga, da República Checa, por 3 a 0, também avançando na competição.

continua após a publicidade

Na Holanda, o Sporting jogava a partida de volta, depois de empatar sem gols em Portugal. O zagueiro brasileiro Douglas marcou para o Twente logo no início do jogo e ia garantindo a classificação da equipe até os acréscimos do segundo tempo, quando seu companheiro Peter Wisgerhof marcou contra e fez o gol da classificação do time português, que avançou por marcar fora de casa.

Na Grécia, o Panathinaikos, dos brasileiros Gilberto Silva, Gabriel e Marcelo Mattos, precisava vencer o Sparta Praga por no mínimo 2 a 0, após perder por 3 a 1 fora de casa. No entanto, não teve dificuldade para fazer três gols de vantagem, avançar e seguir sonhando com a classificação à fase de grupos da Liga dos Campeões, a competição mais importante da Europa.

Nesta terceira fase do classificatório, 15 equipes se classificam para se unir a outras cinco que já estão garantidas na quarta fase – Arsenal, Atlético de Madrid, Fiorentina, Lyon e Stuttgart. Os 20 times então se enfrentam novamente em confrontos eliminatórios, com jogos de ida de volta. Destes, os dez vencedores integram os outros 22 já confirmados na fase de grupos.

continua após a publicidade

Ainda nesta terça-feira, mais três equipes se classificaram para a quarta fase. O Maccabi Haifa, de Israel, eliminou o Aktobe, do Casaquistão. O Anderlecht, da Bélgica, passou pelo turco Sivasspor. E o Salzburg, da Áustria, desbancou o Dínamo Zagreb, da Croácia.